O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, maior navio da Força Naval, e a Fragata “Defensora” chegaram ao Rio Grande (RS), neste sábado (11), com o objetivo de aumentar a capacidade de apoio às populações atingidas pelas enchentes e fortes temporais que assolam o estado. Os navios chegam para ampliar as ações que já estão sendo conduzidas pela Marinha no Rio Grande do Sul, desde o dia 30 de abril, no contexto da Operação “Taquari 2”.

Esses dois navios estão trazendo, juntos, 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora. Além dos militares, meios e donativos, o NAM “Atlântico” está transportando 2,9 toneladas de medicamentos que serão levados para o Hospital de Campanha da Marinha na cidade de Guaíba (RS). 

Segundo o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite, que é o Comandante do Grupo-Tarefa nessa missão,  “desde o início dessa situação, a Marinha está atuando em diversas frentes, com as unidades operativas existentes no Comando do 5º Distrito Naval, sediados em Rio Grande (RS), bem como do 6º e 8º Distritos Navais, situados em Ladário (MS) e São Paulo (SP), respectivamente. A chegada do NAM Atlântico traz novos meios, que permitirão ampliar a fase logística, com o transporte de itens críticos de abastecimento e para a reestruturação da infraestrutura básica das regiões acometidas pelas enchentes. A Marinha do Brasil não medirá esforços para ajudar o povo gaúcho a superar essa tragédia ”, ressalta.

Imagem: SG FN Pinho
Fonte: Agência Marinha de Notícias