Construção da Subadutora de Água Tratada Gama, autorizada na manhã desta terça (14), vai reforçar abastecimento da região de São Sebastião, Jardim Botânico, Lago Sul e porção leste do DF

“A região leste é uma das que mais crescem no Distrito Federal. Tanto que temos dado uma atenção muito especial à área implementando serviços públicos como escolas, creches, asfaltamento, duplicação de vias e o viaduto que nós estamos construindo no Jardim Botânico”, afirmou o governador Ibaneis Rocha. “Agora vamos poder levar a segurança hídrica para toda essa população.”

O fornecimento de água para as regiões de São Sebastião, Jardim Botânico e Lago Sul vai ser ampliado. Uma ordem de serviço que autoriza a construção da Subadutora de Água Tratada (SAT) Gama foi assinada, na manhã desta terça-feira (14), pelo governador Ibaneis Rocha. Com investimento de quase R$ 90 milhões, a obra vai aliviar o sistema Torto/Santa Maria, responsável pelo abastecimento de 11% da população do Distrito Federal.

A nova subadutora irá interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Corumbá à região do Jardim Botânico e adjacências. Serão 25,5 km de tubulações em ferro fundido, com diâmetros variando de 600 mm a 900 mm e uma vazão de 700 litros por segundo. Os dutos serão implantados ao longo da BR-251 e da DF-001, saindo do reservatório do Gama e chegando até os reservatórios do Lago Sul e do Jardins Mangueiral, em São Sebastião.

A ampliação do fornecimento de água vai beneficiar mais de 340 mil moradores do Setor Habitacional Tororó, Lago Sul, São Sebastião e Jardim Botânico, incluindo os futuros residentes do loteamento Aldeias do Cerrado, complexo urbanístico planejado pelo GDF e localizado no Núcleo Rural Nova Betânia. A construção da subadutora será iniciada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) ainda neste mês de novembro.