MSC Bellissima

A MSC Cruzeiros terá as emissões de sua frota reduzidas em até 15% em 2026, graças à introdução de uma nova ferramenta de otimização de planejamento de itinerários, chamada OptiCruise.
 

A Companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de pesquisa afiliada à Universidade de Gênova, que examinou de forma abrangente diversos fatores que influenciam o planejamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros, a fim de atingir o nível ideal de eficiência em uma viagem, mantendo ou aumentando a satisfação do hóspede.
 

Tradicionalmente, o planejamento de itinerários na indústria global de cruzeiros tem sido fortemente orientado para a atratividade dos destinos dos navios para os potenciais viajantes.
 

A OptiCruise amplia substancialmente o escopo para incluir vários outros aspectos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência de escalas nos portos, horários de partida e chegada, velocidade do navio, apelo e atratividade dos destinos para o turista, excursões em terra e custos operacionais, como combustível, taxas portuárias e provisões de alimentos.
 

Os algoritmos da ferramenta usam todas essas informações para identificar roteiros otimizados que continuam atrativos aos hóspedes, ao mesmo tempo em que permitem eficiência energética.
 

O planejamento dos itinerários dos navios de cruzeiro geralmente ocorre dois anos antes da navegação e os benefícios da OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros passar para 24 navios.
 

MSC Bellissima foi escolhido para avaliar a tecnologia do protótipo durante um período de 12 meses, enquanto navegou entre 17 portos no Mar Mediterrâneo.