Museu da Arte, Ciência e Tecnologia é a novidade do turismo em Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

O espaço, interativo, será instalado no prédio do Touring Club, localizado no Eixo Monumental, próximo à Rodoviária do Plano Piloto

Inaugurado em 1967, o prédio do Touring Club, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, faz parte da história e da paisagem de Brasília. Localizada no Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, a edificação de propriedade particular foi tombada em 2017 e agora se prepara para um novo capítulo: abrigar o Museu Interativo da Arte, Ciência e Tecnologia.

A iniciativa dos atuais proprietários do Touring, o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi apreciada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) em reunião on-line nesta quinta-feira (29).

Os conselheiros aprovaram o projeto arquitetônico a partir do parecer conjunto dos relatores Heloísa Melo Moura, do Instituto dos Arquitetos do Brasil-DF (IAB-DF) e Pedro Grilo, do Conselho de Arquitetura do DF (CAU). No relato, eles elogiaram o projeto do Museu , elaborado pelo arquiteto Gustavo Penna, com a recomendação de que seja feito um ajuste de acesso mais direto do túnel que liga a praça do Setor de Diversões Sul ao Museu.

“O projeto é lindíssimo, é importantíssimo para a cidade, ressaltamos somente a questão da conectividade urbana” ressaltou Pedro Grillo
“Temos a intenção de trazer um novo uso para este túnel, trazendo vida e ações culturais para este local, que estava completamente degradado até assumirmos o prédio;” explicou a arquiteta Fernanda Meirelles, da equipe do Sesi/Senai.

Antes de ser submetido ao Conplan, o projeto foi aprovado pelos técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e Cultura e Economia Criativa (Secec) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A previsão é que o espaço seja inaugurado em 21 de abril de 2022. Para isso, além do restauro e adaptação do edifício para a atividade, será feita uma grande reforma interna nas instalações e recuperação das estruturas. O projeto prevê a criação de um café na varanda superior, como propôs Lucio Costa no Relatório do Plano Piloto.

eldogomes.com.br

Jornalista especializado em novas mídias. Colunista de Turismo e Entretenimento. 👀 / corre pro Instagram @EldoGomes