Novos drones para operações do Corpo de Bombeiros em Brasília

Seis novos drones de última geração vão reforçar as operações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). Os equipamentos já estão prontos para o uso e os militares passam por treinamentos para colocá-los em voo. Um investimento de R$ 622 mil, oriundos de uma emenda parlamentar do deputado distrital Roosevelt Vilela e de recursos da corporação.

Quatro dos “pequenos aviões” são do modelo Mavic 2 Enterprise Dual, que contam com uma câmera térmica, farol de busca, luz beacon (usada para melhor visualização), além de alto-falantes que podem ser usados para alertas.

“Com a câmera térmica, podemos resgatar com mais facilidade uma vítima no período noturno. Pois há a diferença da temperatura dela para a do ambiente e o drone identifica”, explica o militar do Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros (Gavop), major Vinicius Santos.“Mas o avião não-tripulado pode ser utilizado nas mais diversas situações como incêndios florestais, grandes eventos,  entre outras”, completa.

Os outros drones são os Matrice 210 V2 e têm como diferencial um zoom que aproxima a imagem até 30 vezes. As novas aeronaves estão sendo testadas e bombeiros de outros grupamentos (ambiental e de busca e salvamento) treinados pelos pilotos do Gavop.

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br