A comunicação sempre é ramificada por profissionais que se especializam em falar sobre um determinado tema. Mas, quando se trata de esportes, principalmente o eletrônico “eSports”, espera-se que o comunicador que vai atuar contando histórias, fazendo reportagens e redigindo opiniões sobre o tema, pelo menos jogue ou já tenha jogado algo, certo!? Vamos falar mais sobre. E, neste momento, já aproveita e me segue no @EldoGomes

De fato o profissional ou estudante que quer traçar o caminho da cobertura de esportes eletrônicos, eventos e novidades sobre o mundo gamer. É indicado fazer o curso de comunicação social ( Jornalismo ) e ir se alinhando dentro dos parâmetros de cada disciplina rumo ao seu objetivo.

E, de fato, dentro doeSports existem uma variedade de possibilidades, histórias e ramificações do mundo gamer para seguir um determinado foco. É preciso saber o que gosta e do que quer consumir, para poder compartilhar boas histórias com a comunidade Gamer.

E, neste momento, quando escrevo este texto, tem alguém jogando algo muito hilário e outros assistindo aquela experiência de Gameplay ou, como dizem, de Live Gamer. O influenciador ou jornalista interessado em seguir carreira neste setor deve começar sua jornada de creator. Seja do WordPress (blog) ao mundo dos vídeos ao vivo no YouTube. É preciso expertise, jornada de conteúdo e profissionalismo. O mundo digital é feito para os melhores.

O jornalista Gamer (ou jornalismo de Games ) é um talento para contar histórias de quem joga, quem cria jogos e quem tem mudado sua jornada de vida por conta dos games.

O repórter ou influencer do mundo gamer precisa saber identificar onde estão esses jovens, o que fazem, como se comportam, o que buscam e trazer uma solução para o momento atual. É um trabalho de pesquisa, de apuração, de entrevistas, de contatos e de grandes histórias guardadas por aí esperando um post para viralizar pelo mundo da web.

O jornalismo de jogos (eSports) é uma área de atuação focada em quem quer realmente jogar. Há vários caminhos para gerar conteúdo, escrever reportagens, fazer lives e por aí vai. O segredo é ser autêntico, não copiar ninguém e buscar sempre falar/fazer algo relacionado ao que você realmente se inspira.

Se a essência do jornalista é contar histórias. O jornalismo gamer trará quem são os gamers famosos do momento. Quais jogos estão em alta, os jogadores destaques, jogos que são verdadeiros achados, quem está por trás de determinado jogo e o que os vídeo games estão preparando pro segmento. Claro, ainda há uma infinitude de esclarecimentos até a batalha final ou o game over.

O principal forte deste segmento é criar uma rede de contatos, fazer parceria de colaboração de conteúdo, conhecer outros jornalistas que estão experimentando falar sobre este universo ou simplesmente já vivem compartilhando assuntos do ambiente dos jogos digitais.

Você faz ou se identifica com o tema?
Já me chama no Instagram (@EldoGomes )
e vamos trocar ideia sobre o assunto.
Ainda farei muitos outros artigos relacionados ao mundo dos jogos!