A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados se reuniu nesta quarta-feira (21) e, com o início do ano legislativo de 2024, indicou a deputada Erika Hilton como líder para este ano decisivo. Dessa forma, a parlamentar paulista se torna a primeira parlamentar transexual a liderar uma bancada no parlamento brasileiro.

Erika já havia feito história ao longo do ano de 2023, seu primeiro como deputada federal, ao ser a primeira transexual a presidir uma sessão da Câmara dos Deputados e a primeira a ocupar um cargo de vice-presidência nas comissões do parlamento.

No início de 2024, teve sua primeira lei sancionada pelo governo federal, que instituiu pela primeira vez na história uma Política Nacional de Trabalho e Dignidade para a População em Situação de Rua.

Primeira mulher trans da história a ser eleita deputada federal por São Paulo, o estado mais populoso do país, Erika Hilton recebeu mais de 250 mil votos nas eleições de 2022 e foi uma das 10 candidaturas mais votadas de SP.

Em 2020, Erika já havia feito história ao ser a mulher mais votada para vereadora de todo o país. Com mais de 50 mil votos, foi também a primeira mulher trans a ocupar um mandato no parlamento da capital paulista.

A líder da nossa bancada também já foi eleita uma das “100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo” pela BBC, foi destaque do “Next Generation Leaders”, da Revista Time, e foi reconhecida pela ONU como uma das pessoas negras mais influentes do planeta.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados