Representantes do Sistema Comércio estiveram presentes na sessão especial promovida pelo Senado Federal, na última sexta-feira (19), em homenagem ao Sistema S. A iniciativa foi proposta pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), que destacou a importância das entidades para o desenvolvimento do país. “O Sistema S está presente em tudo”, afirmou o parlamentar.
Além do comércio, o Sistema S também reúne entidades ligadas à indústria, ao transporte, à agricultura e ao cooperativismo, todas voltadas à formação profissional, assistência social, saúde, lazer e cultura. Mantidas por contribuições do setor produtivo, essas instituições cumprem papel estratégico no desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
José Carlos Cirilo, diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, representou o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros. Além dele, representantes da Fecomércio-DF, como da chefe de gabinete, Caetana Franarin, e do assessor legislativo, Athayde Passos da Hora, estiveram presentes, assim como estudantes do Senac-DF e integrantes do grupo Mais Vividos do Sesc-DF.
Cirilo destacou o compromisso do Sistema Comércio com a formação profissional, a cidadania e a promoção social. “Ao propor esta homenagem, os senhores valorizam e reforçam a importância dos serviços sociais autônomos que, ao longo de oito décadas, transformam diariamente a realidade de milhões de brasileiros, especialmente daqueles que necessitam de oportunidades, de qualidade de vida, de qualificação profissional para que possam contribuir para o desenvolvimento dos setores produtivos deste país”, afirmou.
Outros representantes do Sistema S também destacaram suas contribuições. Karla Oliveira, gerente-geral do Sescoop, lembrou que “o Sescoop ajuda a preparar cooperativas e seus associados para os desafios do mercado”. Nilson Leitão, da CNA, ressaltou o papel do Senar na capacitação do produtor rural. Já Paulo Mól, do Sesi, falou sobre ações voltadas à saúde, educação e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria.






