Para celebrar a atuação de personalidades, entidades, grupos e aliados da comunidade LGBTQIA+ de todo o Brasil, o coletivo Distrito Drag apresenta o Prêmio Jorge Lafond. A noite de homenagens é no próximo dia 27, às 20h, no auditório do Museu Nacional da República. A noite, com apresentação da drag queen Organzza, homenageia destaques da cultura, defesa dos direitos humanos e política, como os atores Amaury Lorenzo e Diego Martins, a drag queen Marcia Pantera, os ministros Margareth Menezes (Cultura) e Silvio Almeida (Direitos Humanos), e os deputados federais Henrique Vieira e Erika Kokay. A cerimônia é aberta ao público e tem entrada gratuita, com entradas disponíveis na plataforma Sympla (tinyurl.com/PJF2024)
O prêmio, que está na quarta edição, reforça o seu caráter de reverberar a resistência e as conquistas da comunidade LGBTQIA+ na sociedade brasileira, seja na arte, no ativismo ou na política institucional. “O Prêmio Jorge Lafond tem a missão de colocar a nossa comunidade no topo, este lugar que nos é de direito e que conquistamos com trabalho, talento e muita luta. Com esta iniciativa estamos construindo, junto à sociedade, uma imagem positiva da nossa comunidade, que é tão cerceada”, define a diretora da premiação e do Distrito Drag, Ruth Venceremos. O projeto é realizado com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF).
Batizado com o nome de um dos nomes mais populares da arte drag brasileira, o Prêmio Jorge Lafond, já homenageou personalidades como Maria Gadú, Erika Hilton, Bianca Dellafancy, Marcinha do Corintho, Ivan Baron e Symmy Larrat. Neste ano, entre os nomes mais conhecidos estão os atores Diego Martins e Amaury Lorenzo e, que foram destaque ao interpretar o casal Kelvin e Ramiro, que recebem o troféu na categoria Orgulho.
Os ministros Silvio Almeida e Margareth Menezes, são os homenageados nas categorias Políticas Públicas e Música, respectivamente. O deputado e pastor Henrique Vieira é o premiado na categoria Parlamentar Aliado e a deputada federal Erika Kokay como destaque em Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Já a drag queen, criadora do bate-cabelo, recebe o prêmio de Arte Transformista.
A edição deste ano tem a apresentação de Organzza, drag queen vencedora do programa de TV Drag Race Brasil, performances drags de Victor Baliane, Nágila Goldstar e da comunidade ballroom Casa de Laffond, além da discotecagem do DJ Tagore. Veja a lista dos homenageados em todas as categorias do Prêmio Jorge Lafond 2024:
Arte transformista: Márcia Pantera (SP)
Cultura Ballroom: Dan Macedo (DF)
Narrativas dissidentes: Diana Salu (DF)
Cinema e Audiovisual: Festival DIGO (GO)
Artes Visuais: Naomi Cary (DF)
Comunicação: Thiago Malva (DF)
Orgulho: Diego Martins e Amaury Lorenzo (SP/MG)
História e Memória: Keila Simpson (BA)
Militância LGBTQIA+: Michel Platini (DF)
Moda e Beleza: Luyd (DF)
Música: Margareth Menezes (BA)
Parlamentar aliado/a: Pastor Henrique Vieira (RJ)
Parlamentar LGBTQIA+: Daiana Santos (RS)
Produção Cultural: Carol Borges (DF)
Iniciativa Cultural: BSB Trans Masc (DF)
Tá passada? Quem vê close não vê corre: Afrobapho (BA)
Políticas Públicas: Silvio Almeida (SP)
Drag revelação: Adora Black (DF)
Faz a diferença: Tarciana Medeiros,presidenta do Banco do Brasil (PB)
Promoção e Defesa dos Direitos Humanos: Erika Kokay (DF)
Dica!
Entrega do Prêmio Jorge Lafond
27 de março, às 20h
No Auditório do Museu Nacional (Setor Cultural Sul, Lote 2)
Entrada gratuita, com retirada de ingressos pelo link tinyurl.com/PJF2024