Programa DF+ Produtivo prepara industrias do Distrito Federal para a competitividade 4.0

Com o objetivo de aumentar a eficiência e a inovação das empresas do Distrito Federal, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), através da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), investe na capacitação profissional com cursos técnicos, de aperfeiçoamento, iniciação profissional e pós-graduação nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

O principal objetivo é favorecer a transição para os preceitos da indústria contemporânea com maior produtividade e capacidade de intervenções e entregas rápidas, de baixo custo e alto impacto, tendo como objetivo a melhoria de práticas manufatureiras, além da difusão da cultura de aperfeiçoamento contínuo no processo fabril das empresas locais.

DF + Produtivo é voltado para o aumento da produtividade por meio da qualificação dos profissionais das indústrias, reduzindo os desperdícios, diminuindo as atividades sequenciais desnecessárias, o estoque excessivo e otimizando a utilização do capital humano.

As consultorias são realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e levam, em média, de três a quatro meses. A meta é de que as empresas tenham aumento de no mínimo 20% de produtividade após a intervenção.

Outro diferencial do DF + Produtivo é que qualquer pessoa maior de 18 anos dentro dos critérios de cada modalidade pode se inscrever para pleitear uma vaga de capacitação profissional industrial.

Para Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-DF), o programa é revolucionário, pois estimula a economia uma vez que aumenta a produtividade do empresário e muda a vida de famílias ao qualificar profissionais para o mercado de trabalho. “É bonito de se ver pessoas se aprimorando a cada dia. Seja em demandas operacionais, estratégicas ou de tecnologia. As indústrias e empresas do Distrito Federal estão cada vez melhores para angariar novos mercados no Brasil e no mundo”, destaca Gilvan.

Entres os títulos mais buscados são: Curso técnico em Informática; Desvendando a Indústria 4.0; Programação e impressão 3D; Inteligência Artificial; MBA em BIG Data e Machine Learning; MBA em Data Science e IOT, entre outros.

As empresas interessadas em aderir ao Programa devem realizar a “Avaliação de Maturidade: Indústria 4.0” no site https://senai40.com.br/ ou entrar em contato pelo telefone (61) 4042.6565.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,