Proposta do GDF para o novo ensino médio

O estudante Guilherme Henrique Paula, do Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga, tem uma rotina típica de um adolescente. Entre as aulas do 9o ano, o curso de idiomas no Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG) e os campeonatos de jogos on-line com os amigos, a nova proposta do ensino médio tem gerado expectativa quanto ao futuro. “Tenho colegas que dizem que a proposta é boa, outros acreditam que é muita mudança, não sei bem o que pensar”, afirma.

O novo ensino médio propõe mudanças que buscam ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes, com o objetivo de oferecer um currículo dinâmico, integrado e personalizado, respeitando as potencialidades e necessidades pedagógicas de cada estudante.

Segundo Érika Botelho, diretora do ensino médio, da Secretaria de Educação, “temos agora um currículo com dois blocos indissociáveis formados pelas disciplinas de formação geral básica e os itinerários formativos. A lei é federal e veio não apenas para as redes estaduais públicas, mas também para as redes particulares”, explica.

No episódio do podcast EducaDF desta semana, vamos desvendar o novo ensino médio para você. A proposta, que será implementada nacionalmente no próximo ano, busca alinhar o currículo às novas demandas contemporâneas. Ouça o episódio nas plataformas de áudio.

Foto: Arquivo SEL

@EldoGomes

▶️ Jornalista | Podcaster | You7tuber | Acompanhe no Instagram @EldoGomes | comercial@eldogomes.com.br