Carnaval com sossego? Aproveite as rotas turísticas pelo DF
Brasília se consolida como destino versátil ao unir a animação dos blocos de rua com roteiros de paz, natureza e bem-estar durante o feriado. A Secretaria de Turismo (Setur-DF) preparou opções para quem deseja aproveitar o Carnaval com tranquilidade.
Rotas de Brasília
A coleção de miniguias da Setur-DF reúne experiências para toda a família:
- Vivências cívicas: Congresso Nacional e Praça dos Três Poderes.
- Natureza e bem-estar: Rotas Náutica, da Paz, do Cicloturismo, do Cerrado, das Uvas e Lago Oeste.
- Turismo infantil: atividades voltadas ao lazer e diversão para os pequenos.
“Temos uma folia contagiante nos blocos de rua, mas também somos um refúgio para quem busca tranquilidade e contato com a natureza”, destaca o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
Turismo rural
Entre as opções para descanso estão:
- Sítio Pinheiros (Brazlândia) – ambiente rural acolhedor.
- Hotel Fazenda Águas Emendadas (Planaltina) – atividades ao ar livre com conforto.
- Rancho Moreira (Ceilândia) – experiência autêntica do campo para toda a família.
Segundo Fernando Mesquita, presidente do Ruraltur-DF, atividades como trilhas, banhos de floresta e agricultura terapêutica ajudam a aliviar o estresse e revitalizar o organismo.
Rota das Uvas
As vinícolas do DF oferecem visitas guiadas, degustações e paisagens bucólicas, reforçando o potencial da capital como destino de enoturismo e bem-estar.
Turismo religioso
- Templo da Boa Vontade (14 a 17/2) – programação especial de espiritualidade ecumênica.
- Mosteiro de São Bento (14 a 18/2) – retiro de preparação para a Quaresma.
- Rebanhão (15 a 17/2) – 40ª edição do evento da Renovação Carismática Católica.
A Setur-DF recomenda verificar previamente o funcionamento dos atrativos durante o feriado. Já para quem prefere cair na folia, basta conferir os blocos que desfilam este ano no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.





