Com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino de idiomas na rede pública do Distrito Federal, o vice-presidente da CLDF, deputado distrital Ricardo Vale (PT), protocolou o projeto de lei 1.249/2024. A proposta garante aos Centros Interescolares de Línguas (CILs) o direito de ofertar cursos de idiomas por meio de plataformas digitais, na modalidade de ensino a distância (EaD).

Segundo Ricardo Vale, a digitalização permitirá alcançar mais estudantes e membros da comunidade, facilitando o acesso ao ensino de idiomas. “O domínio de uma segunda língua pode abrir portas no mercado de trabalho e garantir melhores oportunidades. Hoje, o DF conta com um excelente sistema de ensino de idiomas, e a demanda é alta. Usar a tecnologia para ampliar esse acesso é fundamental para a educação e a cidadania”, explica o deputado.

Atualmente, apenas 25% dos 82 mil alunos matriculados no ensino médio da rede pública conseguem vagas nos 17 CILs disponíveis. Além disso, a procura por cursos de idiomas na comunidade é crescente, com pessoas de diversas faixas etárias interessadas em aprender uma nova língua. O projeto busca suprir esse déficit e democratizar o ensino de idiomas no DF.

Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF