A Secretaria da Mulher (SMDF) divulga, nesta quarta-feira (28), o calendário Março Mais Mulher com todas as atividades do Governo do Distrito Federal (GDF), em comemoração ao dia 8 de Março – Dia Internacional das Mulheres. Cerca de 190 atividades, realizadas por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, Administrações Regionais e parceiros ocorrerão em diversos pontos do DF durante todo o mês. As ações presenciais, on-line e itinerantes refletem várias questões fundamentais para a igualdade de gênero e o reconhecimento das contribuições das mulheres na sociedade, além de capacitação profissional, saúde, educação e cultura.
Localidades urbanas e rurais como a Casa da Mulher Brasileira, rodoviárias, parques públicos e núcleos rurais, entre outros, irão receber atividades como o programa Mulher nas Cidades, com três edições neste período – no Paranoá, Itapoã e Ceilândia. O programa inclui atividades educacionais para empoderar as mulheres das comunidades, além dos cursos profissionalizantes, palestras e serviços jurídicos. A iniciativa também visa combater a violência contra a mulher, oferecendo apoio àquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.
Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o Dia Internacional da Mulher é uma ocasião significativa para reconhecer, celebrar e continuar a lutar pelos direitos e igualdade das mulheres em todas as esferas da vida. “É uma oportunidade de reflexão, ação e solidariedade, visando uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, independentemente do gênero. E, também serve como um momento de reflexão sobre os desafios que as mulheres enfrentam atualmente em todo o mundo, desde desigualdades salariais até violência de gênero e falta de representação”.
Dentre as principais ações do mês, destaque para a inauguração do Espaço Acolher de Ceilândia dia 5/3. Com nove unidades no DF, os locais realizam acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tanto às mulheres vítimas quanto aos homens autores dessas violências. O acesso é livre para todos que buscam informações e atendimentos como reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica.
O primeiro Comitê de Proteção à Mulher também será inaugurado (15/3), com funcionamento na Administração Regional do Itapoã, será o primeiro de 7 unidades no DF. Os locais farão acolhimento a vítimas de agressões domésticas e encaminhamento para as unidades especializadas de atendimento da SMDF. Aulas de ginástica, zumba, dias de embelezamento e atividades culturais farão parte do calendário comemorativo. No fim do mês, o Realize com Pipoca levará cerca de 300 mulheres, em vulnerabilidade social, para assistirem a uma sessão no cinema, e ao final haverá palestra para todas as participantes sobre empoderamento feminino.
A programação do Março Mais Mulher, com diversos tipos de eventos, exposições, fóruns, oficinas e outros