O secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires de Araújo, detalhou planos e conquistas alcançadas pela administração do governador Ibaneis Rocha. A palestra foi o ponto alto do almoço empresarial do Lide Brasília, que ocorreu nesta quarta-feira (11), na residência da empresária Laura Oliveira, do grupo Levvo. José Humberto deu especial ênfase às ações do plano Brasília Renovada que o GDF quer implementar neste ano.
Recebido por Paulo Octávio, presidente do grupo de empresários, que falou detalhou a trajetória empresarial e política do convidado, com passagens expressivas pelos setores supermercadis e da construção civil, José Humberto iniciou a apresentação mostrando o trabalho do governo no ano passado, com o SOS – DF Emergencial, plano que abrangeu as áreas de segurança, educação, saúde e infraestrutura. Graças a estas ações, o GDF reformou escolas, fez as delegacias funcionarem 24h e realizou a revitalização do asfalto da cidade, entre outras ações.
O secretário disse que um dos compromissos do governo é agilizar a aprovação de projetos e alvarás e facilitar a abertura de empresas, para que a economia do DF prospere novamente, com geração de emprego e renda. “O governo criou ainda o Desenvolve DF, que vai ampliar o acesso dos empresários a imóveis da Terracap, e será por meio de arrendamento das terras ao invés de compra”, completou.
Na educação, o maior projeto do governo é a militarização de escolas, que conta com aprovação de 76% de professores e alunos, segundo pesquisa do GDF. Outra ação importante é a licitação para a construção de 400 novas salas de aulas, o que permitirá a muitas crianças e adolescentes estudar próximos de suas residências. Ele também acenou com a construção de mais 22 creches e 21 escolas. E lembrou que o lançamento do cartão-creche possibilitou a entrada de 5 mil crianças no sistema de ensino neste semestre, com a previsão de mais 5 mil crianças no próximo.
José Humberto contou que o GDF está ativando 148 novos leitos de internação e prevê a construção de 19 novas unidades básicas de saúde, com a contratação de equipes médicas para atender a população. Há também o projeto de três novos hospitais no DF, sendo um no Guará e um na Ceilândia. Na segurança, ele destacou a criação da Guarda Civil Distrital, com 2 mil vagas, que vai proteger monumentos e edificações públicas. Houve também a contratação de novos policiais militares e bombeiros.