As 53 autoridades municipais de Turismo em 21 estados que participaram, nesta semana, do 1º Fórum das Capitais conheceram a loja Artesanato de Brasília a convite da secretária do setor no DF, Vanessa Mendonça. Localizado no shopping Pátio Brasil, o ponto de venda faz parte dos projetos desenvolvidos desde 2019 pela Secretaria de Turismo (Setur-DF) que colocam Brasília como ‘case’ de sucesso.

A apresentação do espaço pela Setur teve como principal objetivo trazer um novo olhar para os secretários, destacando que o turismo pode ser potencializado também por meio de parcerias com o setor privado. Ao final do passeio, os secretários puderam trocar informações com os artesãos presentes, conhecer as peças da loja e levar uma recordação do artesanato de Brasília para suas cidades.

Para a anfitriã do evento, a secretária Vanessa Mendonça, que fez questão de apresentar a loja pessoalmente aos visitantes, a loja é um dos projetos bem sucedidos que pode e deve ser implantado em várias cidades do país.

Expectativas de renda

A titular da pasta ressaltou a importância da loja para os artesãos. “O artesanato é, para nós, da Secretaria de Turismo, uma prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão, e para isso nós criamos uma coordenação do artesanato. Porém, o mais importante a dizer é a capacidade de levarmos expectativas reais de renda, de trabalho e transformar, por elas, a vida de milhares de artesãos”, pontuou.

De acordo com a secretária, as atividades do segmento são estimuladas por meio da concessão da Carteira Nacional do Artesão. “Hoje na Secretaria são 11.200 artesãos que já receberam a carteira do artesanato. Com ela, eles podem participar das feiras de todos os estados, pelo Nordeste, Sul e por todas as cidades. E eu preciso agradecer ao shopping Pátio Brasil que nos acolheu desde o início”, detalhou.

Informações/Fotos: Ascom Setur – DF