Sony cria expectativas sobre lançamento oficial do Playstation 5

A Sony confirmou na última semana que seu próximo console de videogames se chamará, de fato, “PlayStation 5”. Em uma publicação no blog oficial da PlayStation, a empresa também confirmou o que já havia sido antecipado pela Wired: o PS5 será lançado no final de 2020.

Jim Ryan, chefe da divisão de gaming da Sony, e Mark Cerny, que lidera a equipe de arquitetura da Sony para o novo console, aproveitaram para confirmar alguns outros detalhes que, desde a revelação do projeto em abril de 2019, ficaram relativamente ambíguos.

Um desses pontos é a questão da tecnologia ray tracing, uma tendência da indústria e que a nova geração de consoles promete ter. Os executivos temiam que os usuários tivessem entendido errado o anúncio feito em abril, atribuindo o ray tracing do PlayStation 5 a algum tipo de ferramenta emulada via software e, consequentemente, não real. “Haverá aceleração gráfica de ray tracing dentro da GPU. Creio que essa era a afirmação que as pessoas estavam procurando”, confirmaram.

Ryan também falou das qualidades do SSD que o PlayStation 5 usará, detalhando sua eficiência como seu maior destaque. Um disco rígido (HDD) normal, por padrão, duplica certos aspectos de dados a fim de acelerar a leitura. O problema é que essa duplicação é cumulativa. No caso do PS5, isso não será um problema, haja vista que o SSD vai eliminar essas duplicidades e acelerar o tempo de leitura. Foi isso, por exemplo, que fundamentou o teste de alguns meses atrás, quando a Sony demonstrou o tempo de loading de Marvel’s Spider-Man no PlayStation 4 Pro (HDD) e no protótipo do PlayStation 5 (SSD). A diferença foi gritante.

A previsão de lançamento é no final de 2020. Vamos aguardar!

Do CanalTech

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,