Pista do BRT está totalmente concretada na fase que vai da Avenida Comercial até a altura do emboque da passagem subterrânea. Equipe trabalha agora na conexão com EPTG
A chamada fase 1 do Boulevard do Túnel de Taguatinga está totalmente pavimentada. O revestimento do corredor exclusivo para ônibus foi concluído no trecho de 450 m que vai da Avenida Comercial até a altura do emboque da passagem subterrânea. A equipe trabalha agora na concretagem dos 280 m que ligam a pista ao viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
O pavimento rígido é o melhor material para revestir as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso, produzido com concreto de cimento portland, tem uma vida útil até três vezes maior do que o asfalto. O mesmo material foi usado para dar acabamento às seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.
A pavimentação da via que conectará o piso superior do túnel à EPTG está sendo feita por etapas. “Concretamos uma metade por vez”, conta Renes Cândido, um dos engenheiros responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “Isso porque a pista é abaulada. Ou seja, cada uma das duas faixas de rolamento tem um caimento diferente”.
Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília