O artesanato do Distrito Federal fecha o ano de 2021 com grandes êxitos. Mesmo com a pandemia de coronavírus, os artistas manuais conseguiram um desempenho muito bom nas atividades como feiras, exposições e nas lojas de comercialização de produtos. Para celebrar esta conquista, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Administração Regional de Planaltina, promove uma Feira de Artesanato naquela Região Administrativa para encerrar o bom ano do segmento no Distrito Federal.

“Estivemos em feiras nacionais e internacionais importantes, consolidamos nossas lojas nos shoppings Pátio Brasil e Alameda, inauguramos a Casa do Artesão de Brazlândia e agora concluímos a licitação para a restauração da Casa do Artesão de Planaltina”, comemora a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Para o administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, o artesanato é uma forma de atração turística das mais importantes. “Temos artesãos incríveis em nossa Cidade. Precisamos incentivar nossos artesãos e proporcionar espaços para que eles possam apresentar, vender seus produtos e fazer network. Essa feira será um ótimo espaço para isto. Temos certeza que será um evento muito bom. Convidamos e contamos com a presença de todos para prestigiar esses artesãos que fazem com as  mãos, verdadeiras obras de arte”, disse o administrador.

A Feira do Artesanato de Planaltina é a primeira de uma série de eventos de promoção do artesão do DF programados para 2022. A estrutura montada no estacionamento da Administração Regional conta com 700 metros quadrados em área coberta, onde estão afixadas 7 tendas de dez metros cada uma. Os artesãos ocuparão estandes de cerca de 6 metros quadrados, organizados em ruas, com 40 espaços de exposição. Além disso, haverá uma programação voltada para a população com cantata de natal e apresentação de artistas locais. Para as crianças, será erguida uma brinquedodeca com infláveis.

Claudio Berger/Setur-DF