Turismo | Produtores rurais apresentam o projeto Vinícola Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

No sábado a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, participou de encontro com produtores rurais que apresentaram o Vinícola Brasília. A junção de 10 empreendimentos localizados no Projeto de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), além de produzir vinhos, abre caminho para o turismo de experiência e agrega serviços de gastronomia, hotelaria e cria muitos pontos de negócio.

A iniciativa do Vinícola Brasília surgiu em 2017 numa conversa informal entre amigos produtores. Desde então as 10 famílias que fazem parte do projeto investem em estrutura, tecnologias, melhores modelos de negócio e equipamentos de ponta para produzirem vinhos e experiências de qualidade.

Serão 11 rótulos: 01 para cada propriedade e 01 com o blend entre todas as uvas. Com clima propício para a dupla poda e colheita de inverno, a intenção é desenvolver ainda mais a região por meio de um produto de altíssimo valor agregado, que são os vinhos finos de inverno e do turismo, uma das atividades econômicas que movimenta bilhões anualmente em todo o mundo.

Participaram do evento representantes de órgãos e instituições cruciais para a consolidação do projeto: a deputada federal Bia Kicis – Presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio e da Agricultura Familiar; o subsecretário de Desenvolvimento Rural, Odilon Oliveira Júnior; a coordenadora-geral de Apoio à Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Liziane Ferreira; o superintendente federal da Agricultura, William Barbosa, acompanhado de Carlos Alberto e Luís Cláudio; a diretora do SEBRAE, Rose Rainha; Patrícia Rego e Lígia Meirelles, da Associação de Comércio do Distrito Federal (ACDF); Luís Curado, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, além da própria Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Nasce em Brasília um segmento turístico que movimenta milhares de pessoas pelo mundo: o Enoturismo. Um legado sem precedente para o Turismo de Brasília e uma perspectiva excelente para a cadeia produtiva do turismo”, destacou a Secretária Vanessa.Ela ainda acrescentou: “Esse tipo de empreendimento, que associa turismo, degustação e hospitalidade, em meio à uma região produtiva, é a realização de um sonho que começou em 1883, com a visão de Dom Bosco, quando entre os graus 15 e 20 havia em uma enseada plana, uma terra prometida onde nasceria mel, leite e agora vinho. Aos 60 anos, Brasília inaugura uma nova era”.

eldogomes.com.br

Jornalista especializado em novas mídias. Colunista de Turismo e Entretenimento. 👀 / corre pro Instagram @EldoGomes