No mundo, uma em cada seis pessoas sofre discriminação por diferentes motivos (ONU, 2023). A UNESCO, reconhecendo a necessidade de catalisar ações coletivas para enfrentar o racismo e a discriminação, realiza a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023, em São Paulo. Esta edição, que tem como tema Rumo ao avanço: a igualdade racial e a justiça no topo das agendas de desenvolvimento, vai abordar a importância de colocar as questões raciais no centro das estratégias do desenvolvimento socioeconômico.
Ministros de mais de 20 países e outros representantes de governos, formuladores de políticas, profissionais, acadêmicos, membros da sociedade civil e comunidades artísticas estão entre os convidados para discutir estratégias eficazes para combater o racismo sistêmico. A diretora-geral adjunta da UNESCO para Ciências Humanas e Sociais, Gabriela Ramos, e a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, estarão na sessão de abertura do Fórum, junto com outras autoridades.
“Com tanto ainda a ser feito para combater o racismo e a discriminação, é hora de transformar palavras em ação. Representantes de todo o mundo estão se juntando a nós em São Paulo para aprender, ouvir e apresentar soluções concretas para alcançar sociedades mais pacíficas e inclusivas”, afirma Gabriela Ramos, diretora-geral adjunta para Ciências Humanas e Sociais da UNESCO.