Valparaíso terá o primeiro condomínio exclusivo para idosos da região do Goiás

Através de uma parceria entre as empresas Plano Urbano e Renovoo, o primeiro condomínio para jovens da terceira idade do Distrito Federal e entorno será construído dentro do bairro planejado Reserva do Vale em Valparaíso de Goiás

Valparaíso terá o primeiro condomínio exclusivo para idosos da região do DF

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, o Brasil contém 32,9 milhões de idosos, 7,5 milhões a mais do que em 2012. Essa porcentagem representa um aumento de 29,5% no número de pessoas com mais de 60 anos no país, deixando o grupo etário superior ao de crianças com até 9 anos de idade. E a tendência é crescer mais ainda nos próximos anos.

De acordo com estimativas do IBGE, a população brasileira deve atingir 233,2 milhões de pessoas em 2047. Nesse cenário, a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais seja praticamente triplicado, chegando a 58,2 milhões, sendo o equivalente a 25,5% da população.

Com isso, o setor imobiliário já começa a se movimentar para atender esse público crescente. Um exemplo é a Plano Urbano, que implantará um condomínio exclusivo para idosos no bairro planejado Reserva do Vale, em Valparaiso de Goias, a 30 quilômetros da capital federal, Brasília (DF).

Com 56 alqueires de área, o que corresponde a 6,5 quilômetros lineares e uma área de aproximadamente 2,35 milhões de metros quadrados de extensão, o Reserva do Vale está sendo projetado para uma população de 20 mil pessoas. No espaço, estão sendo implantados condomínios horizontais, parques, áreas comerciais, espaços de conexão e integração para diversos segmentos, tais como hub de esportes, saúde e educação.

O projeto voltado à terceira idade será implantado em parceria com a Renovoo. Com 50 mil metros quadrados, o condomínio oferecerá 250 lofts de alto padrão (opções de 01 e 02 suítes) exclusivamente para locação. “Todo o projeto visa manter a autonomia, mobilidade, conforto e segurança, além de cuidados médicos preventivos 24 horas dos moradores, com um conceito e infraestrutura ainda inéditos no Centro-Oeste”, salienta Marcos Franco, diretor de engenharia da Plano Urbano.

As unidades serão totalmente mobiliados para moradia de 01 ou 02 pessoas, com sala para dois ambientes e cozinha gourmet integrada, lavabo, lavanderia, adega e serviços como internet fibra ótica, smart TV e balizadores com sensores de presença, com tudo pensado para maior segurança, mobilidade e conforto.

O condomínio oferecerá serviços médicos com monitoramento 24 horas de todos os sinais vitais de todos os moradores, além de enfermaria, nutricionista e fisioterapia. Terá ainda atendimento de primeiros socorros interligado com os principais hospitais da região, contando com ambulância própria e heliporto.

Complementam o menu de serviços: governança diária, restaurante, spa, academia de ginástica, clube completo com piscinas térmicas, restaurante, salão de jogos, carteado, sinucas, quadras de tênis, centro de recreação com animadores e programação diária de entretenimento, pista de cooper/ciclovia, salão de festas, churrasqueiras, cinema, centro relax com spa/massagem/yoga, tai-chi-chuan, dança de salão, academia de ginástica dentre outros.

Pensando na natureza, o condomínio contará com jardins, lago, gazebos para contemplação e descanso, além de horta comunitária/privada. A acessibilidade também é um quesito elementar do projeto, tanto dentro do condomínio quanto no bairro como um todo. “Fora do condomínio, o Reserva do Vale tem em todas as esquinas rampas para cadeirantes e para pessoas com dificuldade de locomoção”, finaliza Marcos.

Da redação

Fotos: Divulgação