Neste domingo (30), será realizado o segundo turno das eleições 2022 em todo o Brasil. No Distrito Federal, cerca de 2,2 milhões de pessoas devem comparecer às urnas para registrar o voto para presidente da República.

A eleição para governador, em Brasília, foi definida no primeiro turno, em 2 de outubro passado, quando Ibaneis Rocha (MDB), foi reconduzido ao cargo por mais 4 anos, com 832.633 votos – o equivalente a 50,30% dos votos válidos. O segundo colocado foi Leandro Grass, que recebeu 434.587 votos, ou 26,25% dos válidos.

Diferentemente do primeiro turno, agora, o transporte público vai funcionar com catraca liberada, sem cobrança de passagem, das 6h às 19h. A venda de bebidas alcoólicas continua liberada, e alguns espaços de lazer, como o Memorial JK e o Zoológico, ficam fechados.

Metrô

O metrô vai funcionar em horário ampliado, das 6h às 19h, gratuitamente. Nas estações de trem e de BRT, os passageiros poderão acessar as áreas de embarque passando livremente pelas cancelas ao lado das catracas.

Ônibus

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que, os ônibus do transporte público coletivo do DF também vão funcionar com catraca liberada, das 6h às 19h, com tabela horária de sábado. Segundo a pasta, haverá reforço de viagens nas linhas mais demandadas. Já nas áreas rurais, será adotada a tabela de dia útil.

A Semob afirma que todo cidadão poderá utilizar o transporte público, sem a necessidade de apresentar nenhum tipo de documento ou cartão. Nas linhas de ônibus comuns, o público poderá embarcar por qualquer uma das portas, mas não será permitido passar pelas catracas.

Do G1/DF