Veja o tour do turismo religioso de Brasília

eldogomes.com.br
Siga-me

Brasília é conhecida como capital ecumênica, por abraçar e respeitar todas vertentes religiosas.  A própria construção da cidade vem dessa pluralidade místico religiosa. A capital federal foi idealizada dentro das raízes filosóficas que remetem a profecia de Dom Bosco, que profetizou, em 1883, o surgimento de uma cidade, exatamente onde Brasília foi construída, entre os paralelos 15 e 20.

Para valorizar esse ecletismo e difundir o turismo religioso, a Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Setur) criou o Ciclo da Paz, que faz parte do Projeto Agosto de Dom Bosco.  

O lançamento será neste sábado (15), em parceria com o “Programa Vias de Fé”, que é um trajeto ciclístico por atrativos religiosos de diversas matrizes pela capital federal. A idéia é oferecer para a comunidade e turistas um roteiro que visita templos e sedes das principais manifestações religiosas e místicas da cidade.

Um dos templos que estão na rota do turismo religioso de Brasília é o Santuário Dom Bosco. A igreja foi projetada pelo arquiteto Carlos Alberto Naves e é especialmente famosa por seus vitrais, recebendo milhares de turistas por ano e tendo sido considerada uma das Sete Maravilhas do Patrimônio Cultural de Brasília.

Para o reitor do templo, padre Jonathan Costa, incentivar o turismo religioso é importante para o desenvolvimento da cidade. “Por meio do turismo também podemos evangelizar”, disse. 

“Brasília é um patrimônio cultural, mas também tem seu lado místico que é muito forte. É uma  cidade sonhada, profetizada e por isso não podemos vê-la apenas com o olhas arquitetônico, mas também com o olhar da fé. Aqui trabalhamos para construir uma cidade fraterna e justa”, acrescentou.

Pelo Ciclo da Paz será possível visualizar todo o trajeto e planejar o passeio, seja por carro ou bicicleta. Além do percurso, o Ciclo da Paz trás dicas, história e curiosidades sobre os pontos turísticos religiosos. As rotas estarão disponíveis no site as Setur e na plataforma Google Maps.

Para mostrar na prática a proposta, a Setur organizou para este sábado (15) a live tour Vias de Fé, que vai percorrer parte do percurso a ser oferecido a quem interessar conhecer esses locais tão representativos.  O lançamento do Ciclo da Paz dá seqüência a ação “Agosto de Dom Bosco”, pensado justamente para valorizar o ecletismo religioso brasiliense.

De acordo com a Secretária de Turismo do Governo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça,  o objetivo do Ciclo da Paz é unir todas as crenças por meio de um roteiro turístico.  “Desta forma permitimos e incentivamos  a valorização dos nossos templos sob a ótica do patrimônio cultural e a experiência da FE em todas as suas manifestações”, destaca.

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,