O projeto realiza oficinas de mediação de leitura para mais de 200 professores da rede pública do DF. Em junho, 5 mil alunos participarão de encontros com 21 autores brasileiros contemporâneos

A Associação Cultural da Jornada Literária do Distrito Federal deu início aos preparativos para a realização da 17ª edição da Jornada Literária que acontece de 3 a 7 de junho na sede da Jornada no Paranoá, e de 10 a 13 de junho no Instituto Federal de Brasília (IFB) de São Sebastião. Com o objetivo de formar leitores de literatura, durante os oito dias de evento, a Jornada Literária – Edição São Sebastião e Paranoá reunirá cerca de 5 mil alunos de escolas públicas do Paranoá, Sobradinho, Itapoã e São Sebastião para conhecer livros  literários e participar de debates sobre literatura com 21 autores brasileiros contemporâneos. A 17ª edição da Jornada Literária do Distrito Federal é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).  Para acompanhar o projeto, acesse @jornadaliterariadf.

 Nesta etapa de preparação, os professores das escolas que se inscreveram para participar da Jornada passam por oficinas de formação de mediadores de leitura. Participam das oficinas, que têm três horas de duração, mais de 200 professores da rede pública de ensino. Durante as oficinas, são abordadas algumas ferramentas de mediação de leitura em sala de aula com os alunos e apresentados os livros que serão doados para as atividades de mediação de leitura com os estudantes. As oficinas começaram em abril e seguem em maio e acontecem na sede da Jornada, no Paranoá, e no auditório do IFB, em São Sebastião.

 Como parte do processo de formação de leitores de literatura entre os alunos participantes, serão doadas 1.400 obras literárias para cerca de 20 escolas públicas que participam desta edição da Jornada. Em junho, os alunos que participaram das atividades de mediação de leitura irão se encontrar com os autores dos livros recebidos e lidos previamente. O objetivo é estimular os jovens a lerem literatura e construir o gosto pela leitura literária.