O 56º Festival Folclórico de Parintins vai acontecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Bumbódromo, localizado na Ilha Tupinambarana.

O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. O festival bebe em uma rivalidade iniciada há quase cem anos, quando dois grandes grupos – os “bois” começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.

Começou em 1913, quando o Boi Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde. Assim como Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid, no mesmo ano. O Garantido usa a cor vermelha e o Caprichoso usa a cor azul. Nos primórdios, a disputa era informal e acontecia nas ruas de Parintins.

A festa cresceu tanto que em 1988 o governo do Amazonas construiu o “Bumbódromo”, uma arena de espetáculo que ficou pequena diante da grandiosidade do evento. Atualmente, Parintins recebe entre 16 e 20 navios na temporada de cruzeiros marítimos que aportam no município de outubro e maio. Parintins e sua cultura popular são referência mundial da capacidade criativa da população da Amazônia.

Saiba mais: https://www.festivaldeparintins.com.br/

Foto: Divulgação