É a primeira vez que sede do Poder Executivo federal recebe as cores da bandeira ativista

As redes sociais foram tomadas na noite da terça 27 de junho por fotos do Palácio do Planalto totalmente iluminado pelo arco-íris LGBT. Trata-se de fato histórico: nunca a sede da Presidência da República recebeu as cores que simbolizam o movimento. 

A iniciativa foi do coletivo LGBT Brasília Orgulho, que organiza festival de mesmo nome para celebrar o 28 de Junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT. 

Conforme o agrupamento divulgou em seu site, ofício assinado pelo co-coordenador do Brasília Orgulho Igor Albuquerque de 26 de maio solicitava a iluminação.

Trata-se de mais um fato histórico protagonizado pelo coletivo. Em 2020, o grupo, também pela primeira vez na história do Brasil, iluminou o Congresso Nacional.

A iluminação do Palácio do Planalto faz parte do Cidade Orgulho, projeto de intervenção artística arco-íris que está em sua terceira edição e faz parte do festival Brasília Orgulho, que reúne 18 atividades em 2023.

Além do Palácio do Planalto, o Cidade Orgulho coloriu de arco-íris a escada do Torre de TV, a Biblioteca Nacional, a área externa do SesiLab, o Museu Nacional e um ônibus que fica exposto para fotos na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.

O festival se encerra no domingo 9 de julho com a realização da 24ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, que se concentra em frente ao Congresso Nacional a partir das 14h. 

Foto/Texto: Brasília Orgulho