Se existe um tempero que te ajuda a cuidar da sua saúde diariamente é a cúrcuma!

Conhecida também como açafrão-da-terra, a cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Cúrcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em mercados.

Nós, do blog, listamos sete razões para você começar a ingerir a iguaria. Confira:

7 benefícios incríveis da cúrcuma para saúde do corpo

1| Ajuda na prevenção do câncer

A cúrcuma possui compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer como de cólon, mama, intestino, bexiga e medula óssea.

2| Previne doenças gástricas

A curcumina tem efeito protetor do estômago e reduz os riscos de úlcera péptica e gástrica. Ela pode ser administrada em jejum e contribuir nesses quadros. Também possui propriedade antibacteriana e protege o intestino da formação de bactérias que promovem infecções, além de inibir o crescimento da H.pylori, uma das causadoras da gastrite.

3| Trata doenças cerebrais

A curcumina é citada na literatura científica como um agente cerebral anti-inflamatório; dessa forma, pacientes com Alzheimer, esclerose múltipla e demência provocada pelo HIV poderiam ser beneficiados pelo seu consumo. Ela repara células tronco cerebrais.

4| É antifungica

Suas propriedades conseguem romper as membranas celulares dos fungos, o que potencializa tratamentos com remédios fúngicos.

5| É antintoxidante

Os radicais livres são componentes que reagem com ácidos graxos, proteínas e o próprio DNA, causando a oxidação. Esse processo leva a danos que estão relacionados ao envelhecimento e ao surgimento de muitas doenças, incluindo o câncer. A curcumina presente no açafrão-da-terra ajuda a combater a ação dos radicais livres de duas formas: sua estrutura química consegue neutralizar essas moléculas prejudiciais e ela ainda estimula o bom funcionamento dos mecanismos antioxidantes do nosso organismo.

6| Reduz o colesterol ruim

Devido às suas propriedades antioxidantes, a cúrcuma ajuda a reduzir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e os triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral ou aterosclerose.

7| Alivia a dor

Quando usada de forma terapêutica, a cúrcuma ajuda a aliviar a dor de cabeça e as dores nas articulações, como a que acontece na artrite reumatoide, por exemplo, uma inflamação das articulações que causa dor e dificuldade de movimentação.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

[1] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
[2] Foto:
Pexels
[3] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação [4] Texto redigido por: @GabiLacrda