O gengibre é uma raíz que pode ser uma grande aliada na alimentação saudável e na perda de peso. Essa planta medicinal pode ser utilizada em chás e as suas raspas podem ser adicionadas à água, sucos, iogurtes ou saladas.

Confira sete benefícios que você precisa conhecer:

7 razões para inserir gengibre na dieta

1| Ajuda no intestino

Quando o intestino fica irritado, todo o restante do aparelho digestivo acaba sofrendo com isso. Neste caso, o indicado é consumir o gengibre como suplemento, chá ou comprimido para tratar o intestino.

2| Auxilia na perda de peso

Uma revisão da literatura de 2019 concluiu que o consumo de gengibre reduz significativamente o peso corporal e a diferença de medida entre cintura e quadril em pessoas com sobrepeso (ou até com obesidade).

3| Reduz náuseas e vômitos

Náuseas durante a gravidez, tratamento de quimioterapia ou nos primeiros dias após uma cirurgia podem ser combatidas com o consumo de meia colher de café de gengibre por alguns dias, de preferência pela manhã. Mas tenha calma, pois os efeitos do gengibre só aparecem após pelo menos 4 dias de consumo.

4| Evita o diabetes

Por conter zingibereno, gingerol e curcumeno, que são compostos fenólicos com potente ação antioxidante, o gengibre ajuda a proteger as células do pâncreas contra os radicais livres, mantendo os níveis adequados de insulina e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

5| Reduz cólicas menstruais

Muitas mulheres sofrem todos os meses com as cólicas durante a menstruação. Nesse período, aparece uma dor pélvica que ocorre devido a contrações do útero para eliminar o sangramento menstrual. A boa notícia é que o gengibre, graças a suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a diminuir as dores.

6| Previne a enxaqueca

Rico em potássio (415 mg) e magnésio (43 mg), nutrientes que estimulam a melhor circulação sanguínea, o gengibre facilita o bombeamento do sangue para o cérebro. Isso ajuda a prevenir dores de cabeça e sintomas de enxaqueca a longo prazo.

7| Ajuda a tratar resfriados

A força medicinal do gengibre é atestada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), que confirma seu uso eficaz no tratamento de gripes e resfriados. Isso porque além de ser um ótimo anti-inflamatório, alivia dores de uma forma geral, fortalece o sistema imunológico e ainda é um bom antibacteriano. Por todos esses fatores, seus chás e xaropes são perfeitos no combate a tosses e catarros, sintomas apresentados até nos menores resfriados.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

[1] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
[2] Foto: Pexels
[3] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação [4] Texto redigido por: @GabiLacrda