O Turismo é um dos principais agentes econômicos de qualquer cidade. Por esse motivo, é muito importante que projetos que visam promover o turismo de Brasília, são de extrema importância para a Capital federal. A secretária de turismo do DF, Vanessa Mendonça realizou diversos projetos que trouxeram resultados positivos para Brasília.Nós listamos sete eles para que você tenha conhecimento. Bora conferir?

01| Turismo Inteligente no Guará

O turismo do Guará será impulsionado por ações integradas que vão tornar a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável. Com essa missão, o “Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente” foi lançado nesta segunda-feira, 04 de Outubro, na Escola Técnica do Guará. O evento contou com a presença da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

02| Ajudou a tonar Brasília um forte destino turístico

A secretária Vanessa Mendonça destacou que a feira da Abav  é uma oportunidade de gerar negócios, de colocar Brasília comercialmente competitiva e de estar perto dos principais players do setor. “A participação do trade é imprescindível, considerando que é a feira de turismo mais importante da América Latina e onde acontece a maior concentração de quem vende e opera destinos turísticos, num cenário de demanda reprimida e mercados ávidos para voltar a operar em escala”, afirmou.

03| Turismo de Brasília para o Brasil

A secretária tem recebido dirigentes e prefeitos de várias cidades do país e sempre tem destacado a importância do turismo para virar a chave da economia do país neste momento de retomada das atividades. “Estamos trabalhando diuturnamente, sempre ouvindo os segmentos, buscando parcerias e integração entre o setor público e o privado, estruturando rotas, produtos e levando informação para os empresários do setor, com foco na estruturação, qualificação e promoção do Turismo”, afirmou.

04| Ajudou a tornar Brasília a terceira cidade na preferência dos brasileiros

Ela afirma que o turismo, por ser intersetorial, é o maior gerador de emprego e renda do mundo. “Nesse sentido,estamos ampliando oportunidades no Distrito Federal, por meio de vários projetos e programas, como o Turismo em Ação e novas rotas turísticas, que movimentam a visitação dos atrativos, tanto pelos moradores como pelos visitantes de fora da cidade”, explica Vanessa Mendonça.

05| Turismo Cívico Pedagógico com exposição dos Dragões da Independência no Riacho Fundo II

A secretária Vanessa Mendonça destacou os Acordos de Cooperação Técnicas que foram assinados com as prefeituras de Cláudio (MG), Casimiro de Abreu e Vassouras (RJ), São Luiz (Ma), Pirenópolis (GO) e Recife (PE), para implementar o turismo cívico-pedagógico. A parceria vai permitir que alunos dessas cidades venham a Brasília conhecer monumentos e a história do Brasil, em complemento ao ensino da sala de aula.

06| Feira de Turismo Ecológico no Lago Oeste

Para celebrar o “Mês do Cerrado” o projeto Viva Lago Oeste, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) veio, desde o início de setembro, recebendo turistas internos e externos para mostrar uma das mais ricas rotas turísticas do Distrito Federal. Com média de 400 visitantes por dia, nos  finais de semana, o evento atraiu mais de duas mil pessoas para mostrar seus atrativos turísticos. 

07| Rota Brasília Capital do Rock virou Case Nacional de Turismo Criativo

A Rota do Rock foi estruturada com a sinalização de 40 pontos iniciais que marcaram a história do estilo musical da cidade. Ao final de todas as instalações, a cidade será um verdadeiro museu a céu aberto, guardando a memória do rock brasiliense e inspirando novas gerações. “Para nós, saber que a Rota do Rock está sendo usada como uma referência de turismo criativo de sucesso, é um grande orgulho. Nosso trabalho diuturno juntamente com o governador Ibaneis Rocha é em prol de momentos como esse. Brasília sendo reconhecida como case de turismo por todos os estados do Brasil. Sem dúvidas, um momento histórico e emocionante”, afirmou Vanessa.

Foto: Cláudio Gerber/Setur-DF

Texto redigido por @Gabbileao