7 coisas sobre a história do Chocolate

O dia mundial do chocolate está chegando! Que tal conferir sete coisas incríveis sobre a história do chocolate que talvez você não saiba para comemorar esta data especial, conhecendo um pouco mais sobre essa iguaria? Vem com a gente?!

01| Primeira forma de chocolate

O primeiro chocolate foi inventado pelos Maias entre 250 e 900 D.C. A semente era processada: após ser fermentada, secada, tostada e moída, era obtida uma pasta, que misturavam com água, pimenta e farinha de milho.

02| Água Amarga

Os Astecas nobres consumiam o chocolate como uma bebida adoçada com mel e especiarias e davam a ela o nome de cacauhatl (água de cacau) ou xocoatl (água amarga).

03| M&M’s

Durante a Guerra Civil Espanhola, soldados consumiam chocolates revestido por açúcar, como forma de conservar o doce. O americano Forrest Mars viu, gostou da ideia criou os M&M’s. A Mars é a maior compradora de cacau do mundo!

04| Nutella

A deliciosa pasta de avelã com chocolate na verdade surgiu após a Segunda Guerra Mundial, quando o chocolate ficou escaço. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero “diluiu” o chocolate com avelã para render mais, criando uma pasta que chamou de Pasta Giaduja. Apenas muitos anos depois que a pasta foi ficando mais cremosa e popular mundialmente.

05| Chocolate diet

Em 1979, foi criado o chocolate diet, para pessoas com diabetes. O sabor era muito ruim e na época não se popularizou. Ele só melhorou a partir da década seguinte, com a combinação de novas substâncias para adoçar o cacau.

06| Reduz a pressão sanguínea

Pesquisadores da Universidade Di L’ Aquila, na Itália, comprovaram que o consumo de chocolate meio-amargo, com alto teor de flavonóides, tem o poder de reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

07| Sinônimo de felicidade

Quando falamos que chocolate traz felicidade, estamos dizendo a verdade! Ele ajuda o corpo a relaxar, diminuindo os sintomas do estresse, além de auxiliar na liberação do hormônio da felicidade, a serotonina.

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: reprodução via acervo pessoal.