Com uma história tão enigmática quanto seu sorriso, a obra Monalisa, pintura a óleo sobre madeira que foi produzida entre os anos 1503 e 1506, de Leonardo da Vinci é sem sombra de dúvidas a mais famosa da história.

Nós, do blog, listamos sete curiosidades que acercam a obra. Confira:

7 curiosidades sobre a obra de arte de Mona Lisa

1| O sorriso marcante

Quando observamos a obra, temos a impressão de que Mona Lisa sorri levemente. Se olharmos para sua boca, notamos que ela está inclinada para baixo. Por isso, não é possível afirmar se a expressão é de felicidade, inocência, pretensão ou sensacionalidade.

2| Ela tem um retrato oculto

O cientista francês Pascal Cotte descobriu que Leonardo da Vinci havia criado uma versão inicial da modelo na tábua de álamo, onde está pintada a atual Mona Lisa do Louvre, mas arrependeu-se e cancelou-a. Contudo, Pascal Cotte conseguiu recuperar essa versão cancelada.

3| Ela não tem sobrancelhas

Mona Lisa não tinha sobrancelhas. Há diversas versões que explicam o fato. O médico Julio Cruz y Hermida diz, no livro “A Gioconda Vista Por Um Médico “, que a modelo sofria de uma doença chamada alopecia. O mal causa a queda de todos os pêlos do corpo. Também existe uma história que conta que um restaurador desastrado apagou as sobrancelhas ao usar um solvente muito forte na obra. Mas a justificativa mais aceita é que Mona Lisa raspava os pêlos do rosto, como era costume na renascença.

4| Conservação

Ela é mantida sob uma temperatura constante de 20ºC, a um nível de umidade de 55%. Possui um ar condicionado embutido e aproximadamente 4 quilos e gel de sílica, um agente de secagem que absorve rapidamente a umidade do ar, garantindo que não haja mudanças nas condições de temperatura que a conservam. A caixa é aberta uma vez por ano para verificação da pintura e manutenção do serviço do sistema de ar condicionado.

5| Quem é a verdadeira Monalisa?

“Uma das grandes discussões no meio artístico é sobre a mulher representada no quadro. Muitos historiadores acreditam que o modelo usado no quadro seja a esposa de Francesco del Giocondo, um comerciante de Florença. Outros afirmam que seja Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para a qual da Vinci trabalhou alguns anos. Para Lillian Schwartz, cientista dos Laboratórios Bell, Mona Lisa é um autorretrato de Leonardo da Vinci.

6| Já passou por vários donos

A obra já passou por várias mãos Napoleão Bonaparte, por exemplo, tomou a obra para si. Em 1911, a obra de arte foi roubada pelo italiano Vincenzo Peruggia, que a levou novamente para a Itália.

7| A obra mais valiosa da história

Mona Lisa é, provavelmente a mais famosa e importante obra de arte da história, sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de 100 milhões de dólares americanos, lhe conferindo, também, o título de objeto mais valioso, segundo o Guinness Book.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações da Brasil Escola: https://brasilescola.uol.com.br/artes/mona-lisa.htm
[1] Foto: Pexels/Banco de Imagens
[2] A ordem das listas é aleatória e não há nenhuma classificação.