7 dicas para quem vai tirar o passaporte a primeira vez

Vai tirar o passaporte pela primeira vez e não sabe como fazer, nem os documentos necessários? Pensando nisso, a gente listou sete dicas imprescindíveis para quem está um pouco perdido em como fazer isso. Vem com a gente?!

01| Quem pode tirar

Para emitir passaporte é necessário ser brasileiro, estar em situação regular e quitar com o serviço militar obrigatório (para homens), não ser procurado ou impedido pela justiça do país, e conseguir apresentar os documentos originais exigidos.

02| Documentos

Os documentos necessários são: CPF, Certidão de Casamento (Caso tenha alterado seu nome), Certificado de Naturalização, para os naturalizados e identidade.

03| Preencha o formulário para solicitar o passaporte

O próximo passo do processo para tirar o passaporte é preencher o formulário eletrônico de solicitação no site da Polícia Federal, que é bastante simples e rápido de ser preenchido.

04| Pague a taxa de emissão do passaporte

Assim que você preencher o formulário de solicitação, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente o valor da taxa é de R$ 257,25. Somente após o pagamento você poderá fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal.

05| Agendamento na Polícia Federal

Após pagar, é necessário fazer o agendamento para emitir o passaporte na Polícia Federal. Aguarde a compensação do pagamento, que geralmente demora de 24 a 72 horas úteis, e então acesse novamente o site da PF.

06| Vá ao posto da PF

Na data agendada, compareça ao posto da Polícia Federal com pelo menos 15 minutos de antecedência, com toda a documentação original listada no item 2. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser necessária em casos de divergência ou erro de preenchimento de CPF.

07| Receba seu passaporte

Após ficar pronto, compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada! A entrega é feita apenas ao titular e o passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias, então fique atento!

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: reprodução via pexels/ banco de imagens gratuito.