7 fatos sobre o dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil

A chegada dos portugueses/descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira. Nesta semana é comemorada a data destes acontecimentos.

Por este motivo nós, do blog, listamos sets curiosidades sobre o descobrimento do Brasil, vem ver!

7 fatos sobre o dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil

1| Colonização

A chegada dos portugueses ao Brasil está inserida no contexto das grandes navegações, realizadas pioneiramente por eles, devido suas condições econômicas, políticas e sociais e depois pelos espanhóis, ao longo dos séculos XV e XVI.

2| Caiapós

Até o século XIX, a região de Ribeirão Preto era povoada exclusivamente pelos índios Caiapós, que se dispersavam por algumas aldeias onde cultivavam pequenas plantações de milho e mandioca, vivendo ainda da caça, da pesca, da coleta de mel e frutas nativas, como a jabuticaba.

3| Pedro Álvares Cabral

O português Pedro Álvares Cabral foi escolhido para liderar uma expedição que teria como destino final a cidade de Calicute, na Índia. O objetivo era adquirir as famosas especiarias, mercadorias valiosíssimas no mercado europeu.

4| Sobre a data

Durante muito tempo, acreditou-se, no Brasil, que a data da chegada dos portugueses era 3 de maio. Isso porque, até meados do século XIX, a carta de Pero Vaz de Caminha estava perdida nos documentos do Império Português, e, como não era possível ter acesso a ela, detalhes importantes desse acontecimento estavam perdidos.

5| Não era Cabral?

Antes de chamar-se Pedro Álvares Cabral, o nome do líder da expedição portuguesa era Pedro Álvares Gouveia. A troca de nome deu-se com o abandono do sobrenome de sua mãe, d. Isabel Gouveia, e a adesão do sobrenome de seu pai, Fernão Cabral.

6| Achavam que era uma ilha

Pero Vaz de Caminha, quando relatou o achamento do Brasil para o rei português, acreditou que as novas terras eram, na verdade, uma ilha.

7| Era um segredo

Mesmo antes de chegar ao Brasil, a Coroa Portuguesa estava inserida em uma acirrada disputa econômica onde os estados nacionais europeus disputavam a expansão de suas atividades mercantis. Isso e outras provas informam que o descobrimento do Brasil ocorreu no ano de 1498 e ficou em segredo até que rei Dom Manuel I decidiu divulgar a informação e se sobressair perante as outras nações europeias.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Verifique outros detalhes direto nas redes sociais

*** Foto: Banco de Imagens / Pexels
**** A ordem da lista é aleatória e não há nenhuma classificação.