7 lugares para visitar nos 60 anos de Brasília

Em 2020, Brasília completa 60 anos. Monumentos, céu e concreto são características da capital do país. Muitas pessoas que vivem na cidade nunca entraram nos principais pontos turísticos, ou se quer visitaram os monumentos e parques mais famosos da cidade. Para as comemorações do aniversário da cidade tem opções para toda a família. Confira!

1- Torre de TV de Brasília

A Torre de TV é um marco visual da cidade. É a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura,  pode ser avistada de longe. Além de ser avistada de longe, a Torre de TV impressiona por sua imponência e prende os olhares quando vista de perto. Não é à toa que o ponto é um dos atrativos mais visitados da capital. Visitação: Horários do Mirante: De 2ª, das 14h às18h, e de 3ª a domingo, das 8h às 18h – Entrada franca

2- Conheça a Catedral Metropolitana de Brasília

Inaugurada em 1970, e projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral possui um formato único, tem 40 metros de altura, formada por 16 colunas curvas de concreto que se unem no centro. As estátuas em bronze dos quatro evangelistas guardam a entrada da igreja, que tem seu acesso por uma rampa em declive para o subsolo. O interior da Catedral é muito bem iluminado pela luz natural vinda dos vitrais coloridos do teto.
Visitação: Todos os dias, das 8h às 18h – Externa e interna livre

3 – Visite o Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo Brasileiro, o Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e possuem em seu interior, um vasto acervo cultural e paisagístico. Os 2 edifícios em forma de H tem 28 andares e abrigam atividades administrativas. Na cúpula convexa se encontra o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava, o do Senado Federal. Ao redor dos edifícios principais, encontram-se os anexos. Visita externa: Livre.
Visita interna guiada: Todas as visitas no interior do Congresso são gratuitas, porém, com acompanhamento de um guia, e em algumas situações é necessário agendar.

4- Explore fotos na Ponte JK

A Ponte Juscelino Kubitschek é uma obra do arquiteto Alexandre Chan, um exemplo de arquitetura arrojada, formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas. A ponte JK tem 1200 metros de extensão e liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

5- Descubra histórias curiosas no Palácio do Itamaraty

Projeto de Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente e ao lado, o espelho d’água apresenta um belo paisagismo assinado por Roberto Burle Marx. No local fica uma escultura de mármore nomeada de “Meteoro” que representa os cinco continentes. Possui jardins internos e salas com obras de arte presenteadas por personalidades e embaixadas estrangeiras. Nota: As visitas estão temporariamente suspensas. Para informações atualizadas, consultar o site do Itamaraty.

6-Memorial Juscelino Kubitschek

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o Memorial JK foi construído para abrigar vários objetos pessoais que eram usados por Juscelino Kubitschek. Lá está a faixa presidencial, medalhas, entre outros, e também os seus restos mortais se encontram no local.
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h – R$ 10,00

7- Leve as crianças no Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília foi totalmente revitalizado depois de 16 anos fechado, agora conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital e três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros. Visitação: Horários das sessões: Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h
Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m. Entrada: 1kg de alimento não perecível.

FONTE: BLOG VIAGENS E CAMINHOS