A palavra “bufo”, usada de forma criativa pelo influenciador e apresentador Eldo Gomes, faz referência direta ao universo teatral e ganha nova vida nas redes sociais. O termo tem origem na expressão “teatro bufo”, uma vertente popular do teatro europeu, caracterizada por ser cômica, exagerada, satírica e farsesca, com raízes nas tradições italianas e napolitanas.
No contexto clássico, o teatro bufo mistura humor escancarado, crítica social, personagens caricatos e irreverência. Já o adjetivo “bufo” pode significar engraçado, grotesco, farsesco ou irônico, sempre com um tom teatral e expressivo.
Eldo Gomes, conhecido por projetos como o instaCast “Papo com Eldo” e o programa de entretenimento @AltosBufos no Instagram, ressignifica o termo com criatividade. Em sua proposta, o “bufo” ganha uma nova roupagem digital, sendo usado para representar:
Conteúdo divertido, exagerado e provocador; Um entretenimento inteligente, com linguagem acessível e expressiva; Uma mistura entre informação, humor e teatralidade nas redes sociais.
“Bufo, na linguagem do Eldo, é o exagero necessário para entreter, provocar risadas e refletir. É o teatro da vida em forma de reels e posts — ou como ele mesmo brinca:
‘BufOoo do bufooo!’”, resume um dos seguidores do projeto.
Com isso, Eldo transforma o cômico exagerado do teatro clássico em uma marca própria de conteúdo — ao mesmo tempo popular, inteligente e com identidade forte nas redes.