A cultura hip hop e suas múltiplas expressões artísticas serão destaque na 2ª edição do Festival Breaking na Praça – Back to the Roots, que acontece entre os dias 11 e 13 de julho, no Complexo Cultural de Planaltina. O evento gratuito, com classificação livre, é voltado tanto para artistas quanto para o público em geral, e propõe uma imersão nas raízes da cultura urbana por meio de batalhas de dança, debates, oficinas e performances.
Com programação distribuída ao longo de três dias, o festival trará atividades como batalhas de breaking 2vs2, Bgirl 1vs1 e rima. As competições terão jurados renomados da cena local e nacional, como Bgirl Branca (We Can Do It), Maik Oliveira (Cyphers Clan) e Bboy Zoio (Natural Rockers), incentivando o intercâmbio entre dançarinos e MCs de diferentes origens e níveis de experiência.
Além das batalhas, o público poderá assistir a pocket shows com os grupos Cyphers Clan e Projeto Sagaz, que representam a produção artística da região. Outra atração importante será a intervenção de graffiti, com live painting em telas pelos artistas Red Lion, Pena, Iasmim e Tiano. A ação também busca valorizar a participação feminina nas artes urbanas.
A vertente formativa do festival é reforçada por três workshops conduzidos por nomes com trajetória no hip hop: Kamon (footwork), DJ Sapo (discotecagem) e Maik Oliveira (hip hop dance). Os encontros visam compartilhar técnicas, vivências e incentivar o aprendizado entre gerações.
Destaque também para a palestra ministrada por Ravena, que abordará o tema “Hip hop como arte terapia: experiências inclusivas”. Em seguida, haverá um bate-papo sobre cultura e sociedade, abrindo espaço para reflexões sobre o papel transformador do movimento hip hop.
As inscrições para todas as atividades podem ser feitas gratuitamente através do perfil oficial do projeto no Instagram: @breakingnapraca.