O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Ricardo Vale (PT), repudiou nesta quarta-feira (12) as multas e hostilidades contra cuidadores de animais comunitários no Distrito Federal, durante discurso no Plenário da Sessão Ordinária.
“Essas pessoas não são o problema, são parte da solução! Fazem, com coração e recursos próprios, o que o Estado muitas vezes não faz”, afirmou Vale.
Na última semana, cerca de 25 protetores protestaram em frente ao Condomínio Morada dos Nobres, em Sobradinho. Uma nova manifestação está marcada para este sábado (15), no Mansões Colorado, em Sobradinho II.
Em defesa desses cuidadores, o deputado apresentou o PL nº 1.045/2025, que proíbe síndicos e condomínios de punirem moradores que cuidam de cães e gatos comunitários. O texto agora segue para sanção do governador.
Vale também comemorou o Projeto de Lei nº1.966/2025, do GDF, que cria o Cartão de Apoio aos Protetores de Animais e sugeriu que condomínios sejam incluídos entre os beneficiários, garantindo apoio a quem acolhe animais comunitários.
“É possível conviver com os animais com diálogo, respeito e apoio do poder público. Mas não podemos aceitar que quem cuida seja punido!”, destacou o deputado.






