A Maternidade do Hospital Santa Lúcia Sul (HSLS), referência em cuidados obstétricos e neonatais de alta complexidade no Distrito Federal, realizou, na ultima terça-feira (18), um evento para apresentar a nova composição da equipe de Medicina Materno-Fetal e anunciar a mais avançada estrutura integrada de cuidado materno-fetal do Distrito Federal, reunindo diagnóstico, intervenção fetal, parto e UTI neonatal no mesmo centro.
O grupo passa a contar com os especialistas Dr. Matheus Beleza e Dr. Evaldo Trajano, que se unem às médicas Dra. Danielle do Brasil e Dra. Camille Ramos na condução de casos de gestação de alto risco e procedimentos intrauterinos.
A reformulação marca um novo momento para o serviço de Medicina Fetal do HSLS, que amplia sua capacidade de atendimento e inaugura uma linha de cuidado contínua e integrada entre obstetrícia, medicina fetal e UTI neonatal — um modelo considerado de excelência no manejo perinatal.
“O objetivo é reforçar o elo entre a obstetrícia, a medicina fetal e a neonatologia, oferecendo diagnósticos, tratamentos e seguimento em um mesmo centro de referência”, explica o médico Dr. Ângelo Pereira, coordenador de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Lúcia. “Vamos ampliar horários ambulatoriais e emergenciais, oferecer novos procedimentos intrauterinos e garantir maior cuidado integral e seguro para mãe e o bebê”, ressalta.
A ampliação da equipe, altamente especializada, permitirá que gestantes com quadros complexos realizem, em Brasília, procedimentos como biópsia de vilo corial, amniocentese, transfusão sanguínea intrauterina, ablação a laser e cirurgias fetais, por exemplo, que até então demandavam deslocamento da paciente para outros centros no país. “A partir de agora, o Hospital Santa Lúcia oferece todo o ciclo de atendimento — do diagnóstico ao parto e cuidados neonatais — dentro do mesmo hospital, com o suporte das equipes de obstetrícia, medicina fetal e UTI neonatal”, destaca Dr. Ângelo.
Foto/Texto: DGBB






