A Embratur, em parceria com o Governo do Distrito Federal e o Sebrae/DF, deu início a uma nova etapa para o turismo na capital do país com o lançamento do Plano Brasis 2025-2027 para o Distrito Federal. O encontro oficial de apresentação do documento aconteceu nesta segunda-feira (8), na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, foi detalhado o plano de ação para promoção internacional do Distrito Federal, com ênfase nos diferenciais e no potencial da capital e região para atrair turistas estrangeiros.
O evento contou com a presença de autoridades e lideranças locais, além de representantes do trade turístico do DF, reforçando o compromisso coletivo de posicionar Brasília de forma mais competitiva no cenário internacional. Entre os presentes estiveram o secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo; a superintendente do Sebrae/DF, Rose Rainha; e a diretora-técnica do Sebrae/DF, Diná Ferraz.
“O Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a promoção turística. Com isso, essa apresentação no Distrito Federal tem o objetivo de ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando suas características únicas, como a arquitetura, a cultura e o potencial rural, e integrando todos os parceiros para alcançar resultados concretos no desenvolvimento do turismo do Brasil e do DF”, afirmou o gerente de Negócios e Estratégias para o Mercado Internacional da Embratur, Alexandre Nakagawa.
Segundo a gerente de Projetos Estruturantes da Embratur, Ana Paula Jacques, com a apresentação do Plano Brasis, a Embratur busca atualizar a estratégia de marketing turístico do país. “Para construir esse plano, percorremos e ouvimos todas as Unidades da Federação. Reunimos hoje o trade aqui na Casa de Chá, um espaço icônico e ativo de Brasília, para fazer o alinhamento de estratégias e de promoção turística internacional, pois para que o turista chegue, todos nós precisamos dar as mãos e estar alinhados em uma mesma estratégia”, disse.
Para o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, o Plano Brasis surge como um marco estratégico para modernizar e fortalecer a comunicação turística do país. “A presença de todos reforça o compromisso de, por meio deste plano, ampliar a visibilidade de Brasília no cenário internacional, valorizando nossas características únicas, como o potencial arquitetônico, cultural, de natureza e a gastronomia. Ter acesso a essa ferramenta é uma oportunidade valiosa para reposicionar nossa imagem e, juntos, transformarmos o planejamento em resultados concretos para o turismo do Distrito Federal e para o Brasil, pois o turismo é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento”, salientou.







