Astrônomos rastreiam ondas de rádio espaciais misteriosas

Um grupo de astrônomos avistou uma explosão curta e poderosa de ondas de rádio vindas do espaço sideral e então descobriu com sucesso de onde ela vinha: um objeto poderoso dentro de nossa própria galáxia. É a primeira vez que os cientistas conseguem localizar essas misteriosas ondas de rádio vindas de dentro da Via Láctea, tornando-as as mais próximas de sua espécie que já vimos.

As ondas de rádio – conhecidas como rajadas rápidas de rádio, ou FRBs – parecem ter brotado de uma estrela “zumbi” incrivelmente poderosa à espreita em nossa galáxia, de acordo com três artigos publicados na revista Nature . Chamado de estrela de nêutrons, o objeto é uma sobra superdensa que se forma quando uma estrela massiva, maior que o nosso próprio Sol, colapsa sobre si mesma. Mas esta estrela de nêutrons é conhecida como magnetar. Ele hospeda um campo magnético incrivelmente poderoso que armazena quantidades alucinantes de energia, capaz de distorcer as formas dos átomos.

Rastrear a origem deste FRB é um grande momento para os astrônomos, que estão ansiosos para descobrir como esses flashes de rádio misteriosos surgiram. Acredita-se que os FRBs apareçam uma vez a cada segundo no céu noturno, brilhando por apenas alguns milissegundos de cada vez.

Mas nós vimos apenas uma pequena fração destes fenómenos em jogo, e todas as explosões que tenham visto, aparentemente provinha de fora da nossa galáxia, com alguns bilhões localizados de anos-luz de distância. Isso tornou difícil descobrir exatamente de onde eles estão vindo.

Do TheVerge

eldogomes.com.br

Jornalista de Entretenimento e Streamer. @EldoGomes está sempre ao vivo no 🔴 YouTube.com/eldogomestv. Blogueiro há 11 anos sobre Turismo, Entretenimento e Política,