Nos dias 13 e 14 de dezembro, o espetáculo “Amém & Amem – Naná Vasconcelos 80 anos” será apresentado na CAIXA Cultural Brasília. Em três apresentações, às 17h e às 20, no dia 13 e, às 19h, no dia 14, Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos realizam um encontro inédito, homenageando o artista pernambucano. O show de sábado, às 20h, terá acessibilidade em libras.
Naná Vasconcelos é reconhecido mundialmente por sua inventividade, tendo sido nove vezes eleito o Melhor Percussionista do Mundo pela revista americana Down Beat e venceu oito prêmios Grammy. Nascido em Pernambuco, iniciou a trajetória ao lado de Milton Nascimento nos anos 1960 e, na década seguinte, levou os sons do berimbau e das raízes brasileiras para os palcos do mundo, em colaborações com Don Cherry, Pat Metheny, Egberto Gismonti, Gato Barbieri, Jean-Luc Ponty e a banda Talking Heads, entre muitos outros.
O tributo revisita esse universo sonoro plural e espiritual que marcou a carreira de Naná, unindo ancestralidade, improviso e experimentação. O repertório destaca influências de Heitor Villa-Lobos e Milton Nascimento, composições autorais e parcerias emblemáticas. A direção musical é de Marivaldo dos Santos (do grupo internacional STOMP e do projeto Quabales), com direção artística de André Brasileiro.
“Esse é um encontro que celebra as sementes musicais plantadas por Naná. Quatro artistas profundamente impactados por sua obra se reúnem para homenagear o mestre, guiados pelo afeto e pela força criativa que ele nos ensinou”, comenta o diretor André Brasileiro.
“Amém & Amem – Naná Vasconcelos 80 anos” estreou em julho de 2024 em São Paulo. Em junho de 2025, o projeto entrou na agenda das Caixas Culturais, passando primeiramente pelo Rio de Janeiro, depois, São Paulo, e agora em Brasília.







