O ‘Catálogo Do lixo ao luxo’ divulga artistas, artesãos e artesãs, entes e agentes sociais, culturais e ambientais, do Distrito Federal e Entorno, que produzem obras de arte, moda, decoração, bijuterias e utilitários em geral, de modo sustentável, favorecendo o meio ambiente. Divulga também movimentos e projetos focados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, por melhores condições de vida no planeta.
Editado pela Skartazini Arte e Comunicação, em Samambaia/DF, publicado em agosto de 2024, “este catálogo resulta do ‘projeto Do lixo ao luxo’, que propõe formas de produção e consumo sustentáveis, com arte e criatividade. Desde 2004 realizamos oficinas de artes, exposições e eventos que fomentam a cultura Do lixo ao luxo”, diz o artista plástico e jornalista Élton Skartazini, idealizador do projeto.
Com oficinas e exposições itinerantes, realizadas em parceria com entes e agentes sociais e governamentais, o projeto tem ateliê de artes plásticas no Centro Educacional CCI, em Samambaia/DF, onde oferece oficinas voltadas ao aprendizado. Desde 2022 a ONG Moradia e Cidadania, do(a)s empregado(a)s Caixa, patrocina o projeto Do lixo ao luxo, possibilitando criar núcleos de trabalho e renda sustentáveis, no DF e Entorno.
Publicação virtual atualizável, já em sua primeira edição o ‘catálogo Do lixo ao luxo’ visa fomentar interações entre artistas, artesãos, clientes, colecionadores e colaboradores da ‘arte sustentável’.
Do lixo ao luxo segue catalogando novo(a)s artistas, artesãos e projetos sustentáveis, que atuam de modo colaborativo, fortalecendo a cadeia produtiva da economia criativa e solidária. Faça parte!