Como adaptar o meu currículo para cada vaga de trabalho?

Embora seja mais trabalhoso, enviar um currículo personalizado é a melhor forma de garantir aquela vaga de emprego que está buscando. Os recrutadores estão cansados de receberem sempre os mesmos currículos generalistas que, na verdade, poderiam ter sido enviados para qualquer vaga de trabalho.

Outro empecilho é que dependendo do seu histórico profissional, você pode ter tido experiências diversas e nem todas são relevantes para a vaga a que está se candidatando no momento. Uma edição no seu histórico profissional, nesse caso, pode ser essencial.

Pense que o recrutador recebe muitos currículos por dia, então ter um modelo de currículo para cada tipo de vaga, pode ajudá-lo a se destacar frente a outros candidatos.

Outro ponto é o layout do currículo. Existem diversas ferramentas online que podem ajudá-lo na tarefa de tornar o seu CV mais visualmente atrativo. Mostramos abaixo como você pode garantir que seu currículo será visto e aumentar as suas chances de conseguir uma entrevista.

O que você pode manter

Algumas informações não precisam de atualizações e você pode mantê-las independente do tipo de vaga que você esteja buscando. São elas: seus dados pessoais, endereço, redes sociais e informações de contato. O seu histórico acadêmico, se não for muito variado e caso não tenha formações em áreas distintas, poderá ser mantido também.

Informações que você pode personalizar

Por outro lado, existem outras seções do seu CV que merecem um toque de personalização para deixá-lo mais ajustável à vaga que está concorrendo:

potencial empregador o que busca e a sua motivação em estar se candidatando a esta vaga especificamente.

  • Histórico profissional: Aqui, vale a pena você manter apenas as experiências que tenham relevância com a vaga. Por exemplo, uma experiência como recepcionista pode não ser relevante se você estiver se aplicando a uma vaga de assistente de marketing. O bom senso nessa hora é fundamental.
  • Habilidades: Nesta área do CV você pode destacar aquelas habilidades mais relevantes para a vaga em questão e que o tornam competitivo neste processo de seleção.
  • Experiências adicionais: Você pode incluir uma experiência internacional ou um curso curto que tenha feito no passado e esteja relacionado com a vaga, assim como eliminar todos os outros que não estejam.

Design: Essa é uma das partes mais interessantes na adaptação do seu CV. Algumas vagas permitem uma abordagem mais informal. Nesse caso, você pode deixar toda a sua criatividade fluir na hora de escolher o melhor layout para o seu currículo. Por outro lado, outras vagas necessitam uma abordagem mais formal, como é o caso de uma vaga para uma instituição financeira ou um escritório de advocacia. Já neste outro exemplo, um layout tradicional é o mais indicado.

Lembre-se que ter um currículo eficiente em mãos ajudará você a se posicionar à frente de outros candidatos e pode ser aquele empurrão que faltava para você conseguir a tão sonhada entrevista. Desafie-se a criar o currículo perfeito para cada vaga, supere-se e boa sorte!