O projeto “Embaixadores no Entorno”, uma iniciativa do governo de Goiás em parceria com o Governo do Distrito Federal, visa promover as potencialidades da Região Metropolitana do Entorno no cenário internacional
Municípios goianos próximos ao Distrito Federal têm se destacado por suas belezas naturais e serviços turísticos, como a Rota dos Cristais, em Cristalina. No sábado (15/09), representantes de 21 embaixadas visitaram a cidade, em um roteiro organizado pelas secretarias do Entorno (Goiás), de Assuntos Internacionais (GDF) e de Cultura e Turismo de Cristalina.
A secretária do Entorno do Distrito Federal em Goiás (SEDF-GO), Caroline Fleury, explicou: “Nosso objetivo é o desenvolvimento regional, gerando negócios a partir das potencialidades do Entorno. Em Cristalina, a maioria dos cristais é exportada, então divulgar isso para 21 países é muito importante para a Secretaria do Entorno”.
Entre os embaixadores presentes, estavam representantes de 16 países, enquanto quatro enviaram diplomatas da área de negócios. Foram representados o Suriname, Coreia do Sul, República Tcheca, Rússia, Argélia, Malásia, Romênia, Gana, Burkina Faso, Costa do Marfim, Mali, Quênia, Bélgica, Trinidad e Tobago, Belarus, Sudão, Haiti, Botsuana, Jordânia, República, Dominicana, Gamão.
Turismo de Experiência
A primeira parada foi no Garimpo Pedra em Pé, onde os visitantes puderam garimpar seus próprios cristais. O embaixador da Bélgica, Peter Claes, e a embaixatriz Alexandra Costa se encantaram com a experiência. “Fazer o garimpo de cristais é um privilégio. No meu país só tem carvão! Isso aqui é muito bonito”, disse o embaixador. “Esses anos de vida diplomática nunca tinha garimpado, e foi aqui em Cristalina essa primeira vez. foi uma ótima experiência”, acrescentou Alexandra.
O embaixador da Coreia do Sul, Choi Yeonghan, e Andrey Prokin, diretor da Casa Russa no Brasil, também se aventuraram no garimpo. “Os cristais mais bonitos do mundo são os de Cristalina”, afirmou Prokin.
O proprietário do local, Edmilson Pereira de Souza, emocionado, contou que seu avô já previa a presença de estrangeiros no garimpo. “Estou sem palavras”, disse. A propriedade vem de gerações, e agora parte dela está destinada ao turismo de experiência.
Segundo a secretária Municipal de Cultura e Turismo, Luciana Passos, toda essa movimentação traz uma memória viva do que houve nas décadas anteriores em torno da economia do cristal, que completou 108 anos de história. “Queremos trazer os visitantes para conhecerem a origem do Cristal vivenciar a experiência de imersão de garimpar o seu próprio cristal de ser escolhido pelo Cristal lemuriano. As embaixadas eram visitantes que há muitos anos tinham toda essa vivência dentro do município de Cristalina, mas com o passar do tempo isso se perdeu, e estamos resgatando essa relação agora em parceria com a Secretaria do Entorno e a Serinter do DF”, frisou.
Culinária e comércio de pedras
No Hotel Catavento, os embaixadores foram recebidos com um almoço típico e puderam conhecer o comércio local de pedras, que se transformam em joias e esculturas.
A embaixadora de Gana, Abena Pokua Adompim Busia, agradeceu em nome do grupo: “Nunca mais olharemos para as pedras da mesma forma após essa experiência. A gente sabe o quanto Goiás é orgulhoso da sua culinária e vocês demonstraram hoje um pouco disso. Por favor, continuem”, disse
Outros pontos
No Vale dos Cristais, os embaixadores conheceram o memorial dos cristais onde estão expostas pedras coloridas. E ainda no Vale foram a um dos cartões postais de Goiás, a pedra Chapéu do Sol, que pesa cerca de 500 tonelas equilibradas em 43 centímetros, com bilhões de anos de formação geológica.
O passeio foi finalizado na Lagoa dos Cristais. O lugar atrai turistas interessados em sua beleza paradisíaca e em esportes radicais, como mergulho, canoagem e Stand Up Paddle (SUP). Anote aí: Cristalina fica localizada a 130 km de Brasília e a 280 km de Goiânia.
Secretaria de Estado do Entorno do DF | Governo de Goiás