A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) se aliou aos quatro clubes do Brasil no Mundial de Clubes da Fifa (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras) para levar mais que futebol aos Estados Unidos. Com o objetivo de fortalecer globalmente as marcas durante a competição que começa neste sábado (14) e vai até 13 de julho, os representantes nacionais irão promover casas temáticas de seus times e a Agência aproveitará a ocasião para estimular produtos e destinos do Brasil no mercado norte-americano.
 

O novo “Super” Mundial de Clubes vai reunir 32 clubes de 20 países diferentes, que representam cinco dos seis continentes. Entre os jogadores, até 80 países estarão presentes, o que comprova o alcance global do evento.

“É uma competição de futebol com recorde de diversidade de nacionalidades entre os jogadores participantes, supera a tradicional Copa do Mundo de Seleções e o Brasil é o único que possui quatro times representantes. Essa gestão da Embratur tem compromisso com a inovação e estar presente em um evento que já nasce com vocação internacional é uma oportunidade sem igual de promover o nosso país, nosso povo e nossos destinos”, afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
 

A parceria da Embratur com os clubes prevê a exibição de pequenos vídeos nas casas oficiais dos clubes que promovem um Brasil diverso, sustentável e pronto para receber os turistas estrangeiros com hospitalidade e alegria. As produções destacam, por exemplo, os emocionantes safáris no Pantanal, as paisagens paradisíacas dos Lençóis Maranhenses, a cultura vibrante do Rio de Janeiro e a rica história de Paraty – todos destinos reconhecidos como Patrimônios Mundiais pela UNESCO.
 

Além disso, iniciativas dos próprios clubes irão permitir aos torcedores contato com a cultura, musicalidade e gastronomia brasileiras.
 

Vale ressaltar que o Brasil vive um ano histórico em relação ao turismo internacional. Somente nos cinco primeiros meses do ano, mais de 4,8 milhões de visitantes internacionais estiveram nos destinos nacionais, o que representa aumento de 49,7% em relação ao mesmo período de 2024.
 

Também nos Estados Unidos, no fim de maio, a Embratur iniciou campanha publicitária para atrair norte-americanos ao Brasil. As peças estão sendo exibidas em pontos estratégicos do país e têm foco na autenticidade, sustentabilidade e exuberância dos destinos brasileiros e visa mostrar que “não há lugar como o Brasil no mundo”. A campanha tem sido veiculada nos estados de Massachusetts, Califórnia, Colorado, Nova York, Illinois, Texas, Geórgia, Flórida, Carolina do Norte e no Distrito de Columbia.