Neste Dia do Churrasco, comemorado dia 24/04, aprenda a fazer o típico churrasco gaúcho com dicas de especialistas do Fogo de Chão
Tradição brasileira, o churrasco tem características próprias em cada região do país. Um dos modos mais tradicionais e apreciados é o churrasco gaúcho.

Com carnes específicas e o tempo de preparo mais longo, o churrasco gaúcho é famoso por ter uma suculência típica e por ter temperos particulares para cada carne. Para fazer um típico churrasco gaúcho, Cássio Silva, Gerente de Operações da Fogo de Chão Brasil, ensina algumas dicas de como fazer essa delícia à moda tradicional dos pampas.

Para o churrasco gaúcho, Cássio aponta que uma brasa ideal demora entre 30 e 45 minutos para ficar pronta. “Além disso, você precisa de uma lenha dura, sem umidade ou carvão de qualidade também seco, porque assim a brasa fica viva por mais tempo”, afirma. Dê preferência por cortes mais gordos, como picanha, fraldinha, costela, bife de chorizo e bife ancho. Mas, atenção: durante o preparo tome cuidado para que a gordura não pingue muito na brasa.

“Cada carne necessita de uma distância e temperatura ideal para assar no tempo certo. A costela, por exemplo, pode chegar a mais de seis horas e deve ficar mais distante da labareda, para ir assando aos poucos. Já a fraldinha, chorizo e ancho podem ser assados mais perto do fogo, enquanto a picanha precisa manter distância do calor, pois tem muita gordura e se respingar demais na brasa pode gerar chamas”.


A maioria das preparações gaúchas utiliza apenas sal grosso, mas alguns tipos de cortes podem levar alguns temperos a mais. “A carne de porco, por exemplo, vai bem com limão, vinho e pimenta, harmonizando bem com temperos de sabores proeminentes”, diz. Já a carne de cordeiro pode ser temperada com vinho e pimenta. “Porém, o principal e mais tradicional tempero para ela é a hortelã”.


Há diversos acompanhamentos para o churrasco gaúcho, mas Cássio sugere saladas verdes, maionese de batata e pão. Ele também indica bebidas que harmonizam bem com o churrasco. “Como o sul do país é mais frio, o gaúcho prefere acompanhar o churrasco com um bom vinho”. Contudo, uma boa cerveja pode ser uma excelente pedida. “Hoje, existem no mercado diversas variações de cerveja, desde as mais leves do tipo Pilsen.