Na próxima sexta-feira, 23 de maio, Brasília será palco de oficinas gratuitas voltadas ao uso consciente e seguro das redes sociais. As atividades fazem parte do 3º Encontro Internacional de Educação Midiática, promovido pelo Instituto Palavra Aberta, e acontecem a partir das 13h30 no auditório da Casa Thomas Jefferson, na Asa Norte.
Voltadas a públicos de diferentes faixas etárias, as oficinas abordam temas como Inteligência Artificial e Educação Midiática, Mídia para Crianças e Adolescentes e Educação Midiática para o Público 60+. A proposta é promover o pensamento crítico e a autonomia digital em um cenário de constante exposição à informação — e à desinformação.
O evento, gratuito, começa oficialmente no dia 22 de maio, quinta-feira, às 10h, com uma programação rica em debates, mesas redondas e palestras. “As tecnologias digitais estão em todos os aspectos da nossa vida. Para aproveitarmos seus benefícios e enfrentarmos os desafios, é essencial que a educação midiática alcance todas as gerações”, destaca Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta.
Além de estimular o pensamento crítico frente à avalanche de conteúdos digitais, o seminário também promove a luta contra as fake news, um dos pilares da atuação do Instituto Palavra Aberta no Brasil.
Toda a programação do dia 22 será transmitida ao vivo pelo canal da TV Futura no YouTube, enquanto as oficinas do dia 23 serão exclusivamente presenciais.