Série de vídeos para redes sociais apresenta a relação dos Pesquisadores com a Fundação.

No dia 8 de julho, celebramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, uma data especial para reconhecer e homenagear o trabalho incansável dos pesquisadores brasileiros. Para marcar essa ocasião, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lança a série de vídeos para redes sociais: “A Fundação e o Pesquisador”, que traz depoimentos de alguns desses profissionais, que tiveram seus trabalhos fomentados e que construíram relações de afeto com a Fundação. A narrativa parte de uma única pergunta: qual a sua maior afinidade com a FAPDF?
Há 31 anos, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal tem como missão incentivar a pesquisa científica na capital do país, com foco no bem-estar da população, na defesa do meio ambiente e no progresso em ciência e tecnologia. A pesquisa no DF tem desempenhado um papel fundamental no avanço do conhecimento científico e na promoção do desenvolvimento socioeconômico da região. A FAPDF tem sido um pilar central nesse processo, facilitando a integração e a colaboração entre a academia, o governo e o setor produtivo.

Só em 2023, mais de 143 milhões de reais foram investidos em projetos científicos e tecnológicos no DF e RIDE, com mais de 2.150 projetos fomentados.

“A pesquisa científica é a base para o progresso humano. A FAPDF só tem sentido de existir por causa do esforço e da dedicação destes profissionais incansáveis. Somos gratos por isso. Juntos, vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia em nossa capital, movidos pela inovação”, diz Marco Antônio Costa Júnior, presidente da Fundação.
A FAPDF trabalha incessantemente para promover a triangulação entre os três setores, reconhecendo que a sinergia entre eles é crucial para a inovação e o progresso. A academia, representada por universidades e centros de pesquisa, é a fonte de conhecimento e de inovação. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio de políticas públicas e financiamento, oferece o suporte necessário para que essas ideias se transformem em projetos concretos. O setor produtivo, por sua vez, tem o papel de aplicar essas inovações, levando os avanços tecnológicos e científicos ao mercado e à sociedade.
A FAPDF atua como um facilitador, promovendo programas de incentivo à pesquisa, bolsas de estudo, financiamento de projetos e eventos que incentivam a construção de conhecimento e a colaboração entre esses setores. Essa triangulação é a chave para transformar o conhecimento em soluções práticas que beneficiam toda a sociedade e o trabalho dos nossos pesquisadores é parte fundamental.

No vídeo, o pesquisador João Durigan, da UnB, fala sobre seu trabalho fomentado pela FAPDF (Clique AQUI) para assistir. – https://www.instagram.com/reel/C9Kq3FeIe56/?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Texto: Daniela Uejo/FAPDF