Governador de Brasília decreta recuperação da Bacia hidrográfica do Rio Preto

Importante curso de água para o Distrito Federal, a Bacia do Rio Preto será recuperada ambientalmente. A ação é fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O projeto prevê a recuperação dos canais de irrigação e conservação do solo da região da bacia, restauração de Áreas de Preservação Permanente (APP), diminuição de assoreamento e erosão, aumento da infiltração da água no solo, reflorestamento, saneamento e aplicação de técnicas agrícolas como terraceamento.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) é a responsável pelo projeto, que será custeado com recursos obtidos de emendas parlamentares. As secretarias de Agricultura, de Governo e de Obras vão atuar como parceiras no projeto.

Impacto positivo

“As cidades mais influenciadas são Planaltina e São Sebastião”, explica o coordenador de agricultura urbana da Emater-DF, Rogério Vianna. “Elas vão ter um impacto altamente positivo. Tivemos também uma grave crise de abastecimento na região para os produtores, que precisaram racionalizar o uso da água. O projeto visa aumentar o fornecimento de água”.  Outros objetivos são facilitar o uso de água para agricultura, beneficiar a população e reverter canais de água feito nas terras.

Além do governador Ibaneis Rocha e de técnicos da Emater e da Codevasf, participaram da reunião de fechamento desse acordo o secretário de Agricultura, Luciano Mendes; de Governo, José Humberto Pires; de Obras, Luciano Carvalho; da Casa Civil, Valdetário Monteiro; de Relações Institucionais, Vitor Paulo; a presidente da Emater-DF, Denise Andrade da Fonseca e o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto.

@EldoGomes

🏳️‍🌈Apresentador e 🎙YouTuber | 📺 Comentarista de #BBB21, 🎮Gamer e Repórter de 🗺Turismo | comercial@eldogomes.com.br